Kashmir é um clássico da banda hard rock inglesa Led Zeppelin. A faixa é um dos destaques do seu sexto álbum Physical Graffiti (1975), escrita por Jimmy Page e Robert Plant com contribuições de John Bonham durante um período de três anos e letras que datam de 1973.
A música se tornou um marco ao vivo, executada pela banda em quase todos os shows depois do lançamento, descrita como um dos dois épicos mais abertamente progressivos do Led Zeppelin, o outro é Stairway to Heaven.
O guitarrista Jimmy Page usa uma afinação de guitarra de D–A–D–G–A–D, também utilizada para as instrumentais White Summer e Black Mountain Side. Mas, isso é assunto para especialistas…
Kashmir combina diferentes compassos rítmicos: o riff de guitarra é em compasso triplo, enquanto o vocal é em compasso quádruplo. Plant sentiu que a bateria era um componente importante da música e que Bonham não exagerou em sua parte.
Page gravou uma versão demo com o baterista Bonham no final de 1973, quando John Paul Jones estava atrasado para a gravação. Mais tarde, Plant adicionou letra e uma seção intermediária. No início de 1974, Jones adicionou orquestração. Page e Plant já haviam viajado para Mumbai em 1972, onde trabalharam com vários músicos indianos, ganhando idéias de produção durante as regravações de Four Sticks e Friends.
A letra foi escrita por Plant em 1973, imediatamente após turnê do Led Zeppelin nos Estados Unidos. Nenhum dos membros do grupo visitou a Caxemira. Em vez disso, Plant foi inspirado durante um passeio por uma área deserta desolada do sul do Marrocos.
A versão acima de Kashmir foi gravada em Knebworth, Inglaterra, em 1979. E este vídeo foi ripado do DVD No Quarter, de 2003. Page e Plant fazem uma apresentação épica, cheia de improvisações com a orquestra egípcia liderada por Hossam Ramzi.
Fonte Wikipedia