King Crimson é uma banda britânica de rock progressivo, fundada em 1969. Apesar de ser classificado como puramente progressivo, o grupo absorveu influência de diferentes gêneros musicais ao longo de sua existência, incluindo jazz, folk, música clássica, música experimental, rock psicodélico, hard rock, heavy metal, new wave, eletrônico e drum and bass.
Por outro lado, o King Crimson influenciou muitos artistas contemporâneos, criando uma espécie de culto em torno de seu nome.
Embora nascido na Inglaterra, o grupo contou, desde sua fundação, com vários integrantes norte-americanos e atualmente é composto majoritariamente por músicos dos Estados Unidos. Durante os mais de cinquenta anos de atividade do grupo, vinte e três músicos passaram pelo King Crimson. A única presença constante é a do guitarrista Robert Fripp, membro fundador e indiscutível pedra angular de toda a história do grupo.
A primeira formação, que remonta a 1969, foi decisiva em sua história, apesar da curta duração deste line up inicial. Já em 1970, a formação do King Crimson se tornou bastante instável, o que dificultou a divulgação dos dois álbuns gravados naquele ano.
As obras desta primeira formação já se caracterizam pela profunda exploração e fusão de géneros. A partir de 1972, na sequência de uma nova mudança radical na formação, o grupo estabilizou-se por dois anos e, a partir de então, começou a prevalecer a marca musical do improviso, característica do jazz.
Após sete anos de inatividade, entre 1974 e 1981, o grupo voltou a se reunir com uma nova formação, que duraria três anos. Este período foi caracterizado por uma forte influência do gênero new wave, que despontava à época.
Nas reuniões subsequentes, o King Crimson continuou absorvendo influências, sobretudo de gêneros mais populares do rock da época. Este espírito de renovação sonora e de membros nunca se extinguiu e é ainda hoje uma das principais características do grupo.
Fonte Wikipedia