Peter Gabriel, ex-vocalista do Genesis, disponibilizou no início de setembro seu primeiro novo single desde 2016. Panopticom conta com participação especial de Brian Eno comandando os sintetizadores. O baixista Tony Levin, o baterista Manu Katché e o guitarrista David Rhodes acompanham o lendário cantor nesta gravação realizada no Real World Studios, de Wiltshire, e no The Beehive, de Londres.
Panopticom é a primeira faixa completa que Gabriel compartilha de seu novo álbum I/O, ainda sem detalhes revelados. Sobre a nova canção, ele diz: “A primeira música é baseada em uma ideia em que tenho trabalhado para iniciar a criação de um globo de dados acessível infinitamente expansível: The Panopticom. Estamos começando a conectar um grupo de pessoas que pensam da mesma forma que podem ser capazes de trazer isso à vida, para permitir que o mundo se veja melhor e entenda mais do que realmente está acontecendo”.
O álbum mais recente de Gabriel, New Blood, foi lançado em 2011 e incluiu regravações orquestrais de músicas de toda a sua carreira; no ano anterior, ele lançou um álbum de covers, Scratch My Back. Ou seja, ele não coloca no mercado um disco de canções originais desde UP de 2002. Em 2014, Gabriel contribuiu com a música Why Don’t You Show Yourself para a trilha sonora do filme Falando com Deuses e lançou o single I’m Amazing em 2016 para homenagear o boxeador Muhammad Ali.
No ano passado, o músico mostrou-se mais ativo, se uniu ao Playing For Change, um coletivo de artistas de todo o mundo, para regravar a canção Biko, que integra seu álbum homônimo de 1980; contribui para um tributo a Leonard Cohen regravando o clássico Here It Is; e em novembro anunciou uma grandiosa turnê.
Fonte 89 Rádio Rock