O maior festival de jazz do Litoral Paulista e um dos maiores do Estado já está preparado
para receber o público. A programação da 13a edição do Santos Jazz Festival foi divulgada nesta quarta-feira (25), na Casa das Culturas com uma jam session com artistas locais que vão se apresentar no Festival: Quarteto Prêt-à-porter, Theorema Trio, Michael In Jazz e Monna.
Nesta edição, o evento traz uma bela homenagem a dois ícones sagrados da música popular brasileira: Gal Costa que faria 80 anos em setembro e Caetano Veloso. Os responsáveis em trazer toda emoção pro público são dois artistas talentosos da nova geração: Alice Caymmi e Catto que se apresentam junto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos.
Novidades 2025 – Este ano, serão 13 apresentações, inclusive duas internacionais e com uma novidade, a abertura que sempre foi às quintas, será na sexta-feira (27) e num lugar novo pela primeira vez, fora de um teatro, no Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3 – Valongo), a partir das 19h, com quatro shows. Já no sábado (28), os shows seguem das 14h às 1h.
Quem for ao Arcos também poderá conferir uma feira criativa com cerca de 30 expositores
locais para assim cumprir mais um objetivo do Festival que é fomentar a economia local. Haverá também uma praça de alimentação e um espacinho kids onde os pais podem deixar seus filhos enquanto curtem o festival.
No domingo (29), haverá uma programação especial a partir das 15h, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos), com homenagem a Elis Regina que também completaria 80 anos. Por isso, o jornalista e escritor Júlio Maria vai relançar o livro Elis – Nada Será Como Antes, com histórias inéditas. Haverá um bate-papo e também a participação da cantora Indiana Nomma, interpretando Elis.
“Estamos ansiosos para mais um ano, nosso festival já é tradicional e movimenta o público
da região e de outras partes do estado incrementando a economia local. Por ser no último fim de semana de julho, temos o privilégio de encerrar a programação de férias. Com essa edição, fecharemos a totalidade de shows em pouco mais de 250 apresentações – sempre mesclando artistas locais com os de repercussão nacional e até internacional de todas as vertentes do jazz, não esquecendo de reverenciar os grandes nomes da música”, conta Denise Covas, diretora-executiva do festival.
Mais sobre o Festival – O line-up sempre busca representar a diversidade com a presença de artistas negros, LGBTQIAPN+, mulheres e pessoas de todas as gerações justamente para agregar todos os públicos.
Aliás, o compromisso com a representatividade Lgbt+ foi firmado com o Conselho Municipal de Políticas LGBT (CONLGBT) e segue como todos os anos, um festival diverso, grátis e plural.
“O Santos Jazz Festival tem no DNA trazer música boa, artistas renomados e valorizar os nossos músicos locais com o objetivo de democratizar o acesso e ampliar o repertório cultural em nossa região. Por isso, todas as nossas atividades são gratuitas para todos os públicos. O Santos Jazz tem como identidade a promoção da inclusão e o respeito à diversidade. Não por acaso o festival sempre destaca e prioriza a escalação de talentosos artistas negros, mulheres e LGBTQIAP+ na programação de shows do festival, diversidade que também é constatada na nossa plural equipe de produção”, diz Jamir Lopes, curador e diretor de produção do festival.
História do Santos Jazz Festival – Desde a primeira edição, em 2012, grandes músicos são homenageados. Já foram mais de 240 shows, com mais de mil músicos envolvidos em cerca de mais de 300 horas de música.
Também já foram ministradas cerca de 45 oficinas com grandes artistas que passaram no festival e músicos locais. Ao todo, mais de 100 mil pessoas já conferiram os shows do Santos Jazz Festival.
O 13o Santos Jazz Festival tem a chancela de incentivo da Lei Rouanet com patrocínio
master das empresas Santos Brasil e Porto de Santos e patrocínio da empresa DP World. A
correalização é da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria da Cultura e apoio cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto e Sesc Santos. O evento conta também com emendas parlamentares dos vereadores Benedito Furtado, Bruno Orlandi, Cacá Teixeira, Chico Nogueira e Marcos Libório.
Confira a programação completa
Sexta-feira (25) – Arcos do Valongo
18h – VDJ Mamuth;
19h – Orquestra Sinfônica Municipal de Santos convida Alice Caymmi & Catto;
21h – Keith Dunn (EUA) & The Simi Brothers;
22h30 Rosa Rosah & Banda – Lançamento do álbum ”O Som do Guizo”;
23h50 – Joabe Reis Quinteto convida Vanessa Moreno;
1h30 – DJ Mamuth.
Sábado (26) – Arcos do Valongo
14h – VDJ Mamuth;
14h30 – Camerata e Coral do Projeto Guri;
15h30 – Quarteto Prêt-à-porter com Kadu Abecassis, Bárbara Dias, Fabiano Guedes e Tanauan Nogueira;
17h – Americana Jazz Big Band;
18h30 Big Chico –Tributo aos 100 anos de BB King;
20h – Ivan Mazuze & Banda – artistas de Moçambique;
21h30 – Michael in Jazz com Gibi Wagner & Gab Veneziani + banda;
23h30 – Marcelo Mariano Quinteto convida Pedro Mariano;
1h – Baile Charme Chocolate Chic com o DJ Mamuth e convidados.
Domingo (27) – Pinacoteca Benedicto Calixto
15h – “Cantos & Contos – Elis 80 anos” – lançamento da nova edição do livro “Elis – Nada Será Como Antes”- do jornalista Júlio Maria (Cia das Letras) e a cantora Indiana Nomma, interpretando Elis;
17h – Theorema Trio e convidados
Novo trio criado pelo músico Theo Cancello que com sua musicalidade de alto nível encerra
a décima terceira edição do Santos Jazz Festival!