T. Rex

Talento desperdiçado

Get it On é o maior sucesso do grupo inglês T. Rex, do compositor, vocalista e guitarrista Marc Bolan, morto em 1977 em acidente de carro.

0

Get It On é um clássico da banda inglesa T. Rex, do compositor, vocalista e guitarrista Marc Bolan. A faixa faz parte do álbum Electric Warrior, de 1971. Get It On foi número 2 das paradas de T. Rex no UK Singles Chart. Nos Estados Unidos, a música foi batizada como Bang a Gong (Get It On), para evitar confusão com uma música de mesmo nome do grupo Chase.

Depois de um certo sucesso com Hot Love, o T. Rex estava num rolê pelos Estados Unidos e, na parada em Nova York, março de 1971, Bolan pediu ao baterista Bill Legend para ajudá-lo com um projeto ideia de música que mais tarde se tornaria Get It On.

Bolan escreveu a música pelo fato de que pretendia gravar Little Queenie, de Chuck Berry, de onde pescou o riff. Na verdade,  de acordo com o produtor Tony Visconti, houve um improviso de Bolan durante a gravação.

O fato é a composição desta música virtualmente acabou com a amizade, até então sólida, entre Bolan e John Peel, radialista, DJ, crítico musical e jornalista britânico importante de sua geração. Isso depois de Peel deixar clara sua falta de entusiasmo por ela em pleno ar.

Get it On foi gravada no Trident Studios, Londres, e o piano foi tocado por Rick Wakeman, que depois se tornaria um dos lordes do rock progressivo inglês, ao assumir os teclados do Yes.

Ian McDonald, do King Crimson, outra lenda do progressivo bretão, ficou com o saxofone. Para completar, a dupla de vocalistas Mark Volman e Howard Kaylan, do The Turtles, que depois também fariam parte do Mothers of Invention, do guitarrista americano Frank Zappa.

Na apresentação acima, para o programa de TV Top of the Pops, de dezembro de 1971, Elton John faz um playback do piano. Essa apresentação tornou-se clássica nos canais de videoclipe, como o VH1 Classic e a MTV.

Marc Bolan, a cabeça e o coração do T. Rex, uma banda de estilo único com seu blues largado e uma atitude glam, morreu aos 30 anos em um acidente de carro, ao colidir com uma árvore. O automóvel era dirigido por sua namorada Gloria Jones, a caminho de sua casa, em Queens Ride, Barnes, sudeste de Londres. Bolan morreu no local, enquanto Jones quebrou um braço e a mandíbula. Nenhum dos dois usava cintos de segurança.

Fontes Wikipedia e Whiplash