The Residents

Filmes de um minuto

One Minute Movies é uma coletânea de fábulas absurdas do grupo The Residents, uma das bandas mais inclassificáveis da história do rock.

0

One Minute Movies é um curta-metragem promocional dirigido pelo grupo The Residents e Graeme Whifler, lançado em outubro de 1980. O filme apresenta videoclipes curtos para quatro faixas do álbum Commercial Album de 1980 do grupo: Moisture, The Act of Being Polite, Perfect Love e The Simple Song.

Quando The Residents lançou Commercial Album, um disco conceitual com quarenta canções pretensamente comerciais de um minuto, em 1980, a Phonogram e a Celluloid Records foram contratadas para distribuir o álbum na Europa. Para promover o lançamento, as duas gravadoras financiaram a produção de vídeos curtos para quatro músicas selecionadas do álbum.

Com um orçamento sólido, The Residents contratou seu colaborador regular Graeme Whifler para dirigir clipes curtos de Moisture e The Simple Song. Os próprios residentes dirigiram mais dois vídeos, The Act of Being Polite e Perfect Love.

Como havia pouco material disponível no meio do videoclipe na época, os One Minute Movies foram vitaminados pela programação da MTV, então em sua infância, apesar da natureza decididamente experimental da música. Aqui no Brasil, a primazia coube ao jornalista Fabio Massari, com seu eclético programa Lado B.

A versão completa de One Minute Movies abre com uma tela de título, filmada atrás de um aquário no qual um grande número de peixinhos dourados nada entre quatro figuras com cabeças de globos oculares. Cada um dos quatro vídeos apresentados no curta-metragem é apresentado por seu próprio título, apresentado em texto branco simples sobre fundo preto.

O primeiro dos quatro clipes, Moisture, abre com uma figura envolta no que parece ser teia de aranha, dentro de uma sala futurista iluminada por luzes do palco. Um homem na lua imita com entusiasmo o solo de guitarra da música, enquanto a Terra pode ser vista no fundo atrás dele. Na sala futurista, a figura envolta é sondada por longos braços alienígenas e é então observada por quatro residentes dançantes, que são vistos apenas por trás.

O segundo vídeo, The Act of Being Polite, abre com o Sr. Blue Eye deitado de lado em um assento, olhando para frente. Uma menina com cabeça de globo ocular rindo está sentada em uma cadeira e acaricia ternamente uma caixa coberta de pontos de interrogação. O Sr. Olho Azul e a garota com cabeça de globo ocular estão deitados exaustos em um colchão. Um coração de amor animado é esmagado de cima por um selo metálico. A última letra da música é imitada por um par de lábios animados em uma tela de televisão ao lado da cabeça do Sr. Blue Eye. Quando o coração do amor finalmente explode com a pressão, o vídeo termina com uma legenda, simplesmente dizendo “obrigado”.

O terceiro vídeo, Perfect Love, mostra um tiozinho deitado de bruços em um colchão, sob um imponente e antigo retrato oval de uma jovem que está pendurado na parede atrás dele. O cidadão assiste a um clipe de Lonesome Jack, do filme Vileness Fats.

Enquanto o homem assiste à TV, quatro bonecos que representam o The Residents aparecem na tela e imitam a letra da música. A TV começa a soltar fumaça, e o velho voa para o alto, pousando na parede atrás dele. Em seguida, seu braço parece estar preso embaixo do retrato. A televisão continua a fumegar e o velho é visto pela última vez sentado na parede, segurando o retrato à sua frente.

O último vídeo, The Simple Song, apresenta The Residents em uma sala iluminada em vermelho, dançando em torno de um porco giratório decorado com velas como uma espécie de bolo de aniversário grotesco. A letra da música é imitada por quatro figuras verdes neon com cabeças de globo ocular. Enquanto os Residents continuam dançando ao redor do porco, a câmera focaliza uma figura em uma roupa de amianto que está ajoelhada atrás do porco, girando-o manualmente.

Juntamente com outros curtas-metragens do The Residents e toda a sua discografia, One Minute Movies é realizado pelo Museu de Arte Moderna. Ele apareceu em todas as compilações de vídeo retrospectivas do grupo até o momento, como o Video Voodoo VHS de 1987, o laserdisc Twenty Twisted Questions de 1992 e o DVD Icky Flix de 2001.

Em 2004, The Residents encomendou um grande número de novos “filmes de um minuto” baseados em músicas do Álbum Comercial de vários diretores independentes, que foram então compilados no lançamento do DVD semi-interativo DVD Comercial.

O DVD apresenta os quatro One Minute Movies originais, juntamente com as entradas recém-encomendadas por artistas como John Sanborn e Steven Cerio, bem como uma seleção de novos vídeos criados pelos próprios The Residents. Todas as músicas do álbum são representadas no DVD, assim como as faixas do lado B do álbum And I Was Alone e Shut Up Shut Up.

Em 2019, o filme, ao lado de The Third Reich ‘n’ Roll e Hello Skinny, foi restaurado em HD por Peter Conheim para a Cinema Preservation Alliance. Esta versão restaurada aparece na coleção de vídeos Ears, Eyes and Throats: Restored Classic and Lost Punk Films 1976-1981, disponível para visualização em várias plataformas de streaming online.

Fonte Meet The Residents