Para comemorar os 40 anos do hit Valley Girl, os herdeiros do espólio musical de Frank Zappa não param de lançar pedradas para manter vivo o acervo gigantesco, caso desta divertida animação, colocada no ar no final do ano passado.
Valley Girl é um rap rock de 1982 interpretado pela filha Moon Unit, então com 15 anos, e que narra o dia a dia de uma frequentadora dos shoppings de Los Angeles, utilizando as gírias e modo peculiar de falar das adolescentes daquela época.
Valley Girl é um dos clássicos do álbum Ship Arriving Too Late To Save A Drowning Witch. A faixa é resultado da combinação de um riff de guitarra que Frank havia composto e o desejo de Moon de trabalhar com seu pai.
De acordo com Kelly Fisher Lowe, a biógrafa de Zappa, Frank acordou Moon no meio da noite e a levou para o estúdio para recriar conversas que ela teve com amigas. A letra era uma sátira à gíria e ao comportamento das garotas estereotipadas de San Fernando Valley.
Zappa enfatizou que não era uma música feliz e que ele odiava San Fernando, o que ele considerava “um lugar muito deprimente”. Segundo o pai dos freaks, ele queria reproduzir frases que Moon ouviu em “festas, bar mitzvahs e no shopping Galleria”. Além do canto falado biruta da filha, a música tem uma linha de baixo alucinante de Scott Thunes que faz toda a diferença.
No mais, Valley Girl tem a participação do próprio Frank Zappa (guitarra e vocal), Steve Vai (guitarra), Ray White (guitarra), Ed Mann (percussão) e Chad Wackerman (bateria).
No vídeo abaixo, Moon Unit apresenta-se num canal da TV Americana nos anos 80.