Cerca de 200 atletas de São Paulo e de mais sete estados competem na primeira etapa do mais tradicional circuito de categorias de base do Brasil, o Hang Loose Surf Attack, com início neste sábado (21), no Litoral Sul de São Paulo, que há décadas não recebia uma etapa deste porte.
Esta é a 34ª edição, que traz a temática da alimentação saudável. O evento acontece de 21 a 23 de maio, nas ondas do Píer de Mongaguá, com realização da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) e patrocínios da Sthill e Mobyou, com apoio da Associação de Surf Píer de Mongaguá (ASPM) e da Prefeitura Municipal.
“Vamos dar início a mais um circuito de categorias de base e prestigiar o Litoral Sul de São Paulo, que há muito tempo ficou de fora do calendário. Vamos trabalhar para a cada ano uma praia do litoral sul ser contemplada com um evento estadual. Eu desejo boas ondas para todos os atletas que vão participar e um agradecimento especial a todos os empresários que colaboraram para que tudo isso ocorresse”, comentou Zé Paulo, presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).
Cidade campeã – A cidade que for anunciada campeã, ao final do circuito 2022, terá um crédito com a Federação de Surf do Estado de São Paulo, que se compromete em ajudar na realização da 1ª etapa do municipal de 2023, investindo 4 mil reais em premiação e 1 mil reais no staff técnico. Totalizando o investimento de 5 mil reais. “Esta foi a forma que a SPSurf achou para investir e fomentar o esporte junto às associações de surfe do Estado de São Paulo”, disse o presidente da SPSurf.
As baterias já estão definidas e a primeira categoria a entrar no mar, no sábado, será com os atletas masculinos da Sub 18, na sequência a Sub 16, e a organização pretende realizar as baterias até as semifinais com a garotada de 18 anos e seguir até as quartas de final com os atletas de até 16 anos. Acompanhe o cronograma do evento no site da SPSurf.
O evento será transmitido ao vivo pelo sistema Wave Data, com narração da experiente locutora Gina Ribeiro. Também está prevista a participação do ex-surfista profissional Taiu Bueno (um dos melhores big riders do mundo), nos comentários. Taiu participou da última edição ao lado de Edinho Leite, Fábio Gouveia e Kaylane de Souza.
Premiação – Os pódios do 1º ao 4º lugares, de todas as categorias, em cada etapa, vão receber premiação em dinheiro, parafinas Manga Wax, blocos de prancha, leashs, entre outros brindes. As etapas também reservam mil reais dividido, entre os vencedores do Manga Wax Air Show e Sicrupt Girls Best Trick – melhor Manobra Feminino – (500 reais cada).
Ao final do circuito, os atletas de São Paulo que forem anunciados campeões do ranking Estadual de Categorias de Base 2022, da Sub 18 (masculino e feminino), vão receber cada um uma Scooter Elétrica Mobyou. “Este circuito será top. A proposta de ressaltar a alimentação saudável é um tema super atual e importantíssimo. Qualidade de vida é sem dúvida uma das bandeiras que a Mobyou levanta”, afirma Ricardo Benetti, um dos sócios da Mobyou, empresa de mobilidade elétrica. Sobre o campeonato, é, sem dúvida, onde grandes surfistas da categoria de base são revelados e consagrados”.
O Hang Loose Surf Attack 2022 conta com os patrocínios da Sthill e Mobyou. Apoios: Keahana Blanks, Special Boards, Protetor Solar Suntech, Delab Design, Sim Suco, Sicrupt Beachwear, Parafinas Manga Wax, Waves Now, Nuty Açaí, Odara Alfajor e Pousada Plataforma, Hotel Ohana Beach, Hotel Basílio, Pousada Beira Mar e Mercadão Atacadista. Divulgação: Waves. Colaboração: Prefeitura Municipal de Mongaguá, por meio de sua Diretoria de Esportes, Lazer e Juventude de Mongaguá e ASPM (Associação de Surf Píer de Mongaguá). O evento é supervisionado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).