ASP World Masters

Shaun fatura rodada

0

Shaun Tomson crava recordes do evento na segunda rodada Grand Master. Foto: © ASP / Cestari.

A segunda rodada da categoria Grand Master do SuperSurf ASP World Masters 2011 foi realizada nesta sexta-feira na praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).

 

Clique aqui para ver as fotos de ação

 

Clique aqui para ver as fotos de ambiente

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Em ondas de meio metro e boa formação, o grande destaque do dia foi o sul-africano Shaun Tomson, campeão mundial de 1977, e autor da maior nota (9.00) e o maior somatório (15.90) da competição até o momento.

 

Tomson demonstrou sintonia com as esquerdas do Arpex e espancou as pequenas paredes de backside para derrotar os australianos Glen Winton (2º) e Ian Cairns (4º), o brasileiro Zé Alla (3º), e assumir a liderança do ranking com 20 pontos. 

 

“O mar está bem complicado, difícil de achar a onda boa, mas todos estão muito respeitosos, todos têm noção de que nossas carreiras estão atrás de nós e que não queremos cair na pressão de competição. É muito divertido, muito bom estar no mar com tantos grandes surfistas, espero que melhorem as condições”, diz Tomson, que travou um duelo equilibrado contra Glen Winton pelo primeiro lugar.

 

“Ele é um grande surfista, sempre foi meio underground, ninguém sabia se ele ia aparecer ou não. Comecei a chamar ele de Mr. X (risos) e todo mundo emplacou o apelido (risos). Me lembro dele me amassando num Pipe Masters, ele é um grande surfista, é um prazer estar lá fora com meu amigo das antigas”, exclama o sul-africano.

 

Quem também manteve os 100% de aproveitamento nesta sexta-feira foi o havaiano Michael Ho. Ele apresentou um surf polido e grande forma para vencer o aussie Terry Richardson (2º), o neozelandês Iain Buchanan (3º) e o havaiano Buzzy Kerbox (4º).

 

Os brasileiros Lula Menezes e Daniel Friedman conseguiram os seus melhores resultados no evento até agora. Lula ficou em segundo lugar na bateria vencida pelo australiano Wayne Bartholomew e Daniel foi o terceiro melhor na disputa liderada pelo também aussie Simon Anderson.

 

Uma nova chamada acontece neste sábado às 6:45 horas (horário de Brasília). Clique aqui para ver o evento ao vivo.

 

Ranking da primeira fase da categoria Grand Master depois de duas rodadas (classificam-se os oito primeiros)*

 

1 Shaun Tomson (Afr) – 20 pontos
1 Michael Ho (Haw) – 20
3 Glen Winton (Aus) – 17
3 Terry Richardson (Aus) – 17

3 Simon Anderson (Aus) – 17

6 Wayne Bartholomew (Aus) – 14

7 Cheyne Horan (Aus) – 11

7 Hans Hedemann (Haw) – 11
7 Iain Buchanan (Nzl) – 11
7 Zé Alla (Bra) – 11

11 Lula Menezes (Bra) – 8

12 Buzzy Kerbox (Haw) – 5
12 Ian Cairns (Aus) – 5
12 Daniel Friedman (Bra) – 5
15 Peter Townend (Aus) – 2
15 Terry Fitzgerald (Aus) – 2

 

*O pior resultado é descartado.

 

Leia mais

 

A mordida do coelho

 

O gênio das quilhas

 

Vitinho dispara no topo

 

Terry, o sultão do Arpex

 

Curren exalta Fábio Silva