Shark moments

10 encontros em 2017

Confira as vezes em que tubarões foram destaque nesta temporada.

3
Se você não vai até o tubarão, o tubarão vai até você.

No jornalismo há um folclórico lema que diz: “se um cachorro morde um homem, não é notícia, mas, se um homem morde um cachorro, isso é notícia”. E se trocarmos o cachorro pelo tubarão? Bom, a frase perde totalmente o sentido, pois sempre que alguém é atacado pelo bichano vira notícia imediatamente.

Em 2017 foram diversas vezes em que tubarões foram manchete. Em um dos casos, foi o dentuço que acabou atacado por um surfista britânico enquanto amistosamente tentava arrancar um pedaço de seu braço. Enfim, reunimos 10 vezes em que os tubarões foram destaque neste ano aqui no Waves. Confira abaixo:

À la Fanning – Britânico escapa de tubarão

No mês de novembro, o britânico Charlie Fry, 25, foi atacado por um tubarão de cerca de 3 metros em Avoca Beach, New South Wales, Austrália, e de acordo com o próprio, a resposta foi à la Fanning.

“Eu pensei, tenho que fazer o que o Mick fez. E assim o acertei bem no nariz”, contou Fry ao canal de TV australiano Nine.

Jeffreys Bay – WSL paralisa etapa

Tubarão flagrado por drone em Jeffreys Bay, África do Sul.

A World Surf League voltou a paralisar a etapa sul-africana do Championship Tour em julho devido à presença de um grande tubarão em Jeffreys Bay, África do Sul.

Durante o duelo entre Mick Fanning e Gabriel Medina, nas quartas de final, um drone da WSL registrou a presença do animal no outside.

Paranaense de Longboard – Susto em Matinhos

Tubarão prestigia etapa do Paranaense de Longboard em Matinhos. Foto: Jorge Diogo.
Tubarão prestigia etapa do Paranaense de Longboard em Matinhos. Foto: Jorge Diogo.

No dia 28 de maio, a etapa de abertura do Circuito Paranaense de Longboard foi paralisada depois que um tubarão foi avistado na água em Matinhos.

Os competidores saíram imediatamente do mar e disseram ter visto um tubarão de aproximadamente 2 metros.

Polícia ou tubarão? – Fuga frenética nos EUA

No final de agosto, Zachary Kingsbury, 20, foi parado pela polícia na Carolina do Norte (EUA), por estar dirigindo rápido. Com muita metanfetamina na cabeça, o jovem achou que poderia fugir abandonando o veículo e sair nadando mar adentro. Zachary, que acabou preso quatro horas depois em alto-mar, nem percebeu, mas chegou a nadar perto de um tubarão.

Ataque na Austrália – Surfista escapa do pior

“Meu colega começou a gritar e eu disse ‘tranquilo, é só um golfinho'”.

O surfista suíço Marcel Brundler escapou de um ataque quase fatal no mês de agosto em Cathedral Rock, no estado de Victoria, Austrália.

Brundler estava no outside com um amigo, esperando por uma onda, quando uma barbatana de um tubarão-branco estimado em 3,5 metros apareceu na superfície.

Tubarão na Califórnia – Susto em Dana Point

Em maio, autoridades americanas emitiram um aviso urgente aos banhistas após avistarem de um helicóptero cerca de 15 tubarões brancos nadando próximos a uma praia no sul da costa da California.

“Nós temos nadadores e surfistas na água, e temos um excesso de 15 tubarões na superfície. Você quer que façamos algum anúncio?”, perguntou uma das autoridades ao fundo do vídeo divulgado pelo Departamento do Xerife do Condado de Orange.

Fernando de Noronha – Clique com tubarão gera multa

A tentativa de uma foto se transformou em crime ambiental em fevereiro em Fernando de Noronha (PE). No vídeo acima, que viralizou na internet, um casal de namorados aparece filmando um passeio pela praia de Sueste, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, quando se depara com um tubarão-limão, espécie ameaçada de extinção.

Fort Pierce – Tubarões no lineup

Um vídeo com imagens incríveis – registradas com o auxílio de um drone – exibiu surfistas dividindo o lineup com tubarões em Fort Pierce Inlet, Flórida (EUA), no final do mês de janeiro.

Tubarão na Austrália – Garoto leva susto

Esse ‘moment’ ele provavelmente nunca irá esquecer. Foto: Chris Hasson.
Esse ‘moment’ ele provavelmente nunca irá esquecer. Foto: Chris Hasson.

Depois de um treino em janeiro na praia de Samurai, em Port Stephens, na Austrália, Chris e Eden Hasson (pai e filho) levaram um susto ao conferir os registros fotográficos da sessão.

Em um dos cliques, um tubarão-branco é visto bem ao lado do garoto de 10 anos. Na ocasião, a criança relatou ter visto algo, mas pensou ser apenas algas.

Bônus:

Não é um tubarão, mas poderia ser

Surfar em Ballina, no estado de New South Wales, Austrália, é correr sério risco de ser surpreendido pela presença de um tubarão.

No entanto, o pico também é frequentemente visitado por golfinhos e, como mostra o vídeo acima, ninguém está a salvo de cometer um grande engano.