Alexandre Wolthers, primeiro embaixador surfista da Deus Ex Machina no Brasil, é natural do Rio de Janeiro, mas foi em Santos, litoral de São Paulo, que ele cresceu e se apaixonou pelo mar.
Adepto a vivenciar a cultura do surfe em todos os âmbitos da sua vida, Xande – como é conhecido – já nasceu dentro do esporte. Filho do dinamarquês radicado no Brasil e um dos pioneiros do surfe no país, John Olav Wolthers, o surfista desenvolveu uma conexão com o mar ainda muito pequeno.
“Desde que me conheço por gente estou na praia com ele, meu pai. Tenho 35 anos e surfo há 35 anos. O mar é minha casa. Me lembro do meu irmão caçula com menos de 1 ano já abraçado no pescoço do meu pai, indo para o outside”.
Sempre em busca de diversão e de cantos ainda poucos explorados pelo mundo, o surfista cursou a faculdade na Dinamarca – país de origem dos seus pais – e aproveitou sua estada na Europa para desbravar ondas ainda pouco conhecidas em países gelados como Noruega e Irlanda, onde vivenciou experiências únicas.
“O surfe sempre me proporcionou uma conexão especial com a minha família. Mas não parou por aí. A minha profissão, os meus amigos, minha namorada, tudo veio através do surfe e das relações que fiz e faço ao longo dessa jornada. O mar me ensinou muita coisa: respeito, a confiar e seguir meus instintos, a ter humildade… Coisas que aprendi no mar e levo para a minha vida. O surf é com certeza, a parte central de quem sou hoje”.
Surfista por essência e explorador por consequência, Xande possui um estilo clássico dentro do mar e prefere os pranchões mais pesados e originais das décadas de 60 e 70. Prancha pesada, surfe leve.
“Hoje no surfe ainda rola um preconceito com o tipo de prancha, o que na minha opinião, é uma bobagem. Não existe prancha errada. A melhor prancha depende do mar e do estado de espírito de cada um. No final, tá todo mundo ali, deslizando uma energia oceânica e isso que me fascina. Eu gosto mesmo do pranchão clássico, apesar de surfar com várias pranchas. Pra mim, o que conta é a diversão e as experiências vividas. Sou otimista, todo surfista é. Sempre acreditamos que amanhã vai ser melhor e isso é mais uma das coisas bonitas desse esporte. Nunca deixo de aproveitar tudo que o surfe pode me proporcionar”.
Xande e Deus Ex Machina
“Encontrar um surfista embaixador da marca no Brasil que tivesse o perfil da Deus Ex Machina não foi tarefa fácil, até porque tivemos que seguir um criterioso direcionamento global da equipe de marketing internacional, que define as premissas para a escolha desses embaixadores. Xande caiu com uma luva neste perfil. Sua autenticidade e estilo sobre a prancha, sua paixão pelo mar e sua incessante busca por ondas perfeitas ao redor do globo, o credenciaram como um perfeito embaixador da marca no Brasil. Estamos felizes com essa parceria e certos que Xande será um grande ativo para a Deus Ex Machina não somente aqui, como mundo afora também”, afirma Gustavo Belloc, um dos responsáveis pela operação da marca no Brasil.
Para celebrar essa parceria, foi produzido um vídeo com algumas das diversas viagens realizadas por Xande em busca de ondas inóspitas. Com imagens do cinegrafista e amigo Rafael Calsinski, mais conhecido como Rafaski, e edição de Loic Wirth, a produção de pouco mais de 2 minutos reflete a pluralidade e autenticidade de Xande sobre as águas e a tranquilidade com que explora alguns canudos de responsa.
Sobre a marca
Inspirada pela expressão do teatro grego antigo que significa “Deus surgido da máquina”, a Deus Ex Machina se transformou em uma espécie de filosofia, com milhares de fãs ao redor do mundo. Atualmente, os famosos ‘Templos’ – como são chamados os espaços que contemplam todos os pilares da marca – estão presentes em países como EUA, Itália, Espanha, Coreia do Sul, França, Indonésia, África do Sul, Japão, entre outros. Em agosto de 2021 a marca inaugurou seu primeiro templo no Brasil, localizado em Pinheiros, um dos principais bairros de São Paulo.
No ‘Templo’, os amantes da Deus encontram uma loja que contempla todo portfólio de produtos da marca, além de um espaço gastronômico diferenciado, com cardápio assinado pelo prestigiado chef Dario Costa e drinks clássicos e autorais desenvolvidos por Laércio Zulu. No espaço também consta a Galeria Deus e um lounge destinado à pequenos eventos com bar exclusivo.