Mar de espuma

Origem do fenômeno

Saiba como é formado o "mar de espuma", fenômeno que pode ter sido a principal causa da morte de cinco surfistas na Holanda.

0
Equipe de resgate trabalha em meio à espuma na busca por sobreviventes.Reprodução / AFP
Equipe de resgate trabalha em meio à espuma na busca por sobreviventes.

A tragédia que tirou a vida de cinco pessoas na última segunda-feira (11) em Scheveningen Beach, Holanda, foi agravada por uma espécie de “avalanche de espuma”, fenômeno natural que ocorre quando o mar está revolto ou em meio a uma forte ressaca.

Pelo menos duas das vítimas apresentaram sinais de asfixia, o que indica que a massiva quantidade de espuma – que teria “engolido” os surfistas no outside – pode ter sido a principal causa da fatalidade.

O grupo foi pego de surpresa por fortes ventos vindos do norte e correntes adversas. A tempestade formou um mar de espuma, que jogou os surfistas em direção ao molhe de pedras do pico. Outras cinco pessoas conseguiram ser retiradas do mar com vida.

Essa era a primeira vez que os surfistas aproveitavam as ondas de Scheveningen desde que a Holanda decretou o “lockdown” para conter a disseminação do coronavírus. As equipes de resgate chegaram ao local pouco depois do acidente, por volta das 19 horas.

Apesar de fatal na Holanda, essa “avalanche de espuma” já foi vista algumas vezes, inclusive no Brasil. Em julho de 2019, o fenômeno invadiu as ruas de Saquarema (RJ). Reforçado por uma maré cheia, o evento aconteceu quando as fortes ondas criaram espumas ao baterem nas pedras e na areia da praia.

De acordo com oceanógrafa Roberta Bonturi, do site Olhar Oceanográfico, a agitação das ondas batendo sobre os rochedos, ou mesmo quebrando nas praias, promove a separação do material gorduroso diluído na água e dos organismos incrustados nos rochedos. A combinação origina este tipo de espuma, que não costuma ser nociva.

Avalanche de espuma: