Numa reportagem para o Discovery Channel, a surfista e aventureira havaiana Alison Teal viaja à ilha do lixo das Maldivas, um ex-paraíso cercado de detritos por todos os lados chamado Thilafushi.
Diante de toda a degradação, ela aproveita para promover um ensaio bastante incomum para o seu programa Alison’s Adventures.
O figurino é o que ela encontra a céu aberto, numa crítica ao lixo global depositado no arquipélago.
Ilhas Maldivas é um atol situado no Oceano Índico, ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, sul do continente asiático, onde todo o lixo recolhido no arquipélago é levado para esta trash island, um aterro insólito, montado inteiramente sobre os detritos, muitos em combustão, numa surreal peça de arte apocalíptica, segundo descrição da surfista.
Todo este lixo global, garrafas, embalagens, detritos e resíduos plásticos de toda a natureza, vai parar nas ilhas próximas levado pelas correntes marinhas, como se o atol fosse simplesmente uma espécie de depósito de lixo da humanidade do primeiro mundo.
“Adoraria ver o plástico desaparecer deste mundo de uma vez, garrafas, canudos e sacos. Gostaria de ver tudo reciclado em biquínis, jaquetas e óculos de sol pelas belas praias das Maldivas”, diz Alison sobre a ilha do lixo.
Reciclar também é um dos objetivos da Plastic Coalition, entidade que recebeu o lixo plástico recolhido por Alison nas Maldivas.
A Plastic Coalition representa a luta global de indivíduos, organizações, empresas e formuladores de políticas que trabalham para um mundo livre de poluição por plástico e seu impacto tóxico para os seres humanos, animais, oceano e o meio ambiente.
Assista mais filmes no canal Alison Adventures.