Baleia jubarte

Argonauta atende chamado

Instituto Argonauta atende ocorrência envolvendo baleia jubarte morta em Juquehy, São Sebastião (SP).

0
Instituto Argonauta investiga possíveis causas da morte.

Na última segunda-feira (31), o Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, através da equipe de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionado para atender uma ocorrência envolvendo uma baleia jubarte (megaptera novaeangliae) morta em Juquehy, São Sebastião (SP).

De acordo com a equipe técnica, aparentemente trata-se de um filhote com cerca de 7 metros em estado de decomposição. A equipe de campo do Argonauta, que executa o PMP-BS Área São Paulo, foi ao local com uma equipe de necropsia para identificar a causa da morte.

A bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do PMP-BS Trecho10/SP, explica que a coleta de amostras de gordura e órgãos do animal são importantes para saber mais sobre as causas da morte e da ocorrência da espécie na região.

A baleia jubarte saiu há pouco da lista de animais ameaçados, sendo enquadrada no status segura/pouco preocupante ou Least Concern, em inglês (LC). Geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas.

Clique aqui para saber mais sobre o Instituto Argonauta.