As cidades da Baixada Santista (SP) estão recebendo doações para as famílias que foram prejudicadas pelo forte temporal que atingiu a região entre a tarde da última segunda-feira (2) e a manhã de terça (3). Segundo a Defesa Civil do Estado, a região registrou mortes, deslizamentos e alagamentos por conta da chuva.
Apenas em Santos, choveu mais neste período do que a média do mês de março inteiro, que é de 253,3 milímetros. Em São Vicente, foram 336 mm de chuva. Em Guarujá, choveu 282 mm. Já em Cubatão, choveu 128,4 mm nas últimas 72 horas.
Atletas como Rodrigo Koxa, Caio Ibelli, Picuruta Salazar e Adriano de Souza, criados na região, além de ONGs como a Esporte Vida, localizada em Mongaguá, reforçaram o coro nas redes sociais e também estão pedindo ajuda às famílias atingidas. Saiba como contribuir abaixo:
Santos:
O Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS) informa que, neste momento, há uma necessidade maior de doações de colchões, travesseiros e roupa de cama para as vítimas do temporal. Também são necessários itens como roupas de banho, alimentos em geral, água e produtos de higiene pessoal.
Os locais para doação são: sede do FSS (Av. Conselheiro Nébias, 388, no Encruzilhada); Vila Criativa da Vila Progresso (Rua Três, s/nº); e Vila Criativa da Zona Noroeste (Av. Hugo Maia, 293, no Rádio Clube).
São Vicente:
O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente está recebendo doações de móveis, roupas, calçados, alimentos e materiais de higiene e limpeza. O endereço é Rua Benedito Calixto, 205, no Centro da cidade. O horário de atendimento é das 9h às 17h. Telefone de contato: (13) 3467-9118.
A Escola de Esportes Maria dos Remédios (Avenida Getúlio Vargas, nº 1, ao lado da Biquinha) também é um ponto de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
Cubatão:
O Fundo Social de Cubatão também recebe doações, especialmente de produtos de higiene e limpeza, toalhas, lençóis e cobertores, fraldas, além de roupas e sapatos, principalmente infantis e masculinos. As doações da comunidade podem ser entregues na sede do FSS, situada no Parque Anilinas, com entrada pelo final da Rua Assembleia de Deus, 435, no Centro.
Guarujá:
A Prefeitura de Guarujá informa que os interessados podem fazer doações em todas as escolas municipais da cidade; na sede da Guarda Civil Municipal (Rua Dr. Carlos Nehring, 405, no Jardim Helena Maria); na sede da Defesa Civil (Rua Manoel Francisco, n° 219) e Fundo Social de Solidariedade (Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549, no Centro).
Mongaguá:
A ONG Esporte Vida está arrecadando materiais como produtos de higiene, alimentos não-perecíveis, roupa de cama, toalhas e colchão. O endereço da ONG fica na Av. Dudu Samba, ao lado do posto dos Bombeiros, Centro, Mongaguá.
Fonte G1