Uma baleia da espécie cachalote foi encontrada morta no último final de semana em uma praia do oeste da Escócia com cerca de 100 kg de detritos como plásticos e redes de pesca alocados em seu estômago.
O animal de 20 toneladas encalhou na praia de Seilebost, ilha de Harris, e foi encontrado por moradores locais. A autópsia não revelou se a ingestão do lixo foi a responsável pelo encalhe, mas pode ter sido um dos fatores determinantes para sua morte.
No ano passado, uma baleia da mesma espécie foi encontrada morta na Indonésia com 6 kg de plástico no estômago.
“Essa quantidade de plástico no estômago é assustadora, deve ter comprometido a digestão do animal e serve para mostrar, mais uma vez, os perigos que o lixo e as redes de pesca perdidas ou descartadas podem causar à vida marinha”, afirma o comunicado da Scottish Marine Animal Stranding Scheme (SMASS), responsável pela autópsia da baleia.
“Talvez também seja um bom exemplo de que esse é um problema global causado por toda uma série de atividades humanas”, completa a instituição, que contou com a ajuda dos moradores para enterrar o animal na areia.