Devido ao grande número de baleias no litoral norte paulista, a travessia entre São Sebastião e Ilhabela pode sofrer interrupções em sua operação. O comunicado foi emitido pela Dersa, empresa responsável pela balsa, com o objetivo de proteger a integridade dos animais.
No último sábado (22), uma colisão quase foi registrada em vídeo. Segundo Júlio Cardoso, coordenador do Projeto Baleia à Vista, as baleias conseguiram desviar do percurso, evitando um acidente mais grave.
Na ocasião foram avistadas nove baleias da espécie Jubarte passando pelo sul de Ilhabela e outras sete no Canal entre Ilhabela e São Sebastião. Nos últimos dias, mais de cem baleias já foram avistadas na região.
A Dersa divulgou um comunicado no qual orienta os operadores de todas as embarcações para interromper a travessia caso as baleias estejam cruzando o canal.
Segundo Júlio Cardoso, existem várias hipóteses para o aumento no número de baleias de passagem pelo litoral norte paulista. Ele acredita que a população da espécie jubarte possa ter aumentado depois do final da caça há 30 anos e os indivíduos mais jovens estejam buscando novos territórios.
Outra hipótese, segundo ele, é que as jubartes há três anos faziam uma rota migratória mais distante da costa e esta mudança pode estar relacionada a novos territórios, além da busca por águas mais protegidas para descansar ou por alimento.
Fonte Tamoio News