Uma segunda erupção em menos de uma semana do vulcão Mount Agung, em Bali, intensificou o relógio para uma explosão mais séria.
O vulcão ganhou força com uma série de erupções que interromperam temporariamente alguns voos internacionais para o popular destino turístico da ilha da Indonésia.
O monte Agung entrou em erupção no sábado à noite e três vezes no início do domingo, iluminando o cone com um brilho laranja e enviando cinzas de 4.000 metros para a atmosfera. As nuvens de cinzas avançaram para a vizinha ilha de Lombok, uma direção que está longe do aeroporto de Bali, onde quase todos os voos domésticos e internacionais agendados continuavam no domingo.
Uma zona de exclusão que se estende até 7,5 km da cratera permanece em vigor, depois da evacuação de mais de 185 mil pessoas após uma erupção em setembro, e as autoridades alertaram a qualquer pessoa que permaneça dentro dela para sair da área. Cerca de 25.000 a 30.000 pessoas ainda não conseguiram voltar para casa.
Houve algum efeito em voos de companhias aéreas, incluindo a Virgin Australia, Qantas, KLM e Jetstar, que foram afetadas, embora muitos continuassem seus serviços ou os retomassem depois de uma pausa. Os viajantes foram aconselhados a verificar com sua operadora.
O monte Agung entrou em erupção na terça-feira, formando uma nuvem de cinza 700m, que as autoridades disseram que era “conduzida a vapor”.
No sábado, a Agência Nacional de Mitigação de Desastres da Indonésia disse que a coluna de cinzas do Monte Agung aumentou 1.500m seguindo uma erupção que começou às 17h30 e continuou por várias horas. Aldeias próximas ao vulcão foram revestidas em uma fina camada de cinzas.
O porta-voz da agência de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que nuvens de cinzas se moviam para o sudoeste, longe do aeroporto internacional, que permaneceu aberto. O status de alerta do vulcão não foi aumentado do segundo nível mais alto e as autoridades disseram que a ilha ficou segura.
A erupção de setembro foi o primeiro sinal de atividade do Mount Agung em mais de 50 anos e levou o nível de alerta mais alto. Em 1963, uma grande erupção matou cerca de 1.100 pessoas.
O vulcão é o pico mais alto de Bali e um popular destino de caminhadas para os turistas, que foram avisados ??para ficar longe por enquanto. Várias aldeias que dependem do comércio do turismo estão dentro da zona de exclusão e temem o impacto econômico em seus meios de subsistência.
Fonte The Guardian.com
#MountAgung #bali #volcano #iminbali still safe. pic.twitter.com/gFKlYcYscK
— benny????? (@Bennycoinbali) 25 de novembro de 2017
Huge ash cloud over Mt Agung in Bali is stopping flights just as schoolies gets underway pic.twitter.com/UqE5dBUZfN
— Michael Bachelard (@mbachelard) 25 de novembro de 2017