Há muitos anos, a ilha de Bali enfrenta um sério problema contra a enorme quantidade de lixo plástico que vai parar no mar e nas praias da região.
Algumas medidas de emergência foram adotadas pelo governo local para diminuir o consumo, e a última delas promete banir os plásticos descartáveis da ilha a curto prazo.
No último dia 24 de dezembro, o governador de Bali Wayn Koster anunciou que sacolas de compras, pacotes de isopor e canudos estão proibidos em Bali. Com isso, ele espera uma redução de 70% no lixo plástico dentro de um ano.
“Esta política é destinada a produtores, distribuidores, fornecedores e comerciantes para reduzir o uso de plástico descartável. Eles devem substituir os plásticos por outros materiais”, afirmou Koster, que concedeu um período de seis meses para que os estabelecimentos se adaptem à nova regra.
A invasão de plásticos nos rios e oceanos de Bali é um problema antigo, que costuma obstruir vias navegáveis e aumenta o risco de inundações, além de ferir ou matar animais marinhos que ingerem ou ficam presos pelas embalagens.
A proibição segue uma tendência mundial de lugares muito cobiçados por turistas e que sofrem com o problema do lixo.
No final de 2018, o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) já tinha anunciado a proibição de vários produtos feitos de plástico e isopor no local.