Um dos principais pontos turísticos de Saquarema está perto de se tornar ainda mais internacional. A praia de Itaúna, que já recebe a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surf promovido pela World Surf League (WSL), poderá ser certificada, em breve, com a “Bandeira Azul”.
No estado do Rio, apenas outras quatro orlas possuem o certificado (Prainha e Praia da Reserva, na capital; Praia do Sossego, em Niterói, e Praia do Peró, em Cabo Frio). Amostras da água da praia foram coletadas pelos técnicos do programa na última quarta (28). A prefeita Manoela Peres e o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael ‘Badá’ Castro acompanharam a coleta.
“A partir de agora, Itaúna vai passar por uma série de requisitos e adaptações, para se tornar elegível a receber o selo internacional de sustentabilidade, gestão e educação ambiental, segurança, além de fomento ao turismo responsável em nossa região”, explicou Badá.
Criado em 1987 na França, a Bandeira Azul é um selo ecológico internacional que premia praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a uma série de critérios. No caso das praias, a qualidade da água é o quesito número um.
O objetivo do programa é conectar as pessoas com as áreas que as cercam e encorajá-las a aprender mais sobre o ecossistema local. O programa é gerido pela Fundação para Educação Ambiental (FEE), que está presente em 47 países.
Fonte Lucas Nunes, do ERREJOTA.