A edição de 2022 do Capítulo Perfeito powered by Billabong representou o início de uma mudança no que diz respeito à sustentabilidade. Tendo como palco principal o mar e tudo que o envolve, o apelo à consciência dos participantes e de todos os os presentes no evento foi o objetivo primordial.
O evento teve como principal parceiro nesta área a Reflora, que realizou o cálculo da pegada de carbono, para saber qual o real impacto ambiental gerado pelo evento e também identificar as principais fontes de emissão. O objetivo é reduzir ou mesmo eliminar esse números para as próximas edição, por um futuro mais verde e amigo do ambiente.
“Não há dúvida que a grande parte das emissões de gases de efeito de estufa provêm da deslocação para o evento dos atletas e organizadores (84%). As viagens de avião são o maior responsável pelas emissões do evento, seguindo-se as estadias em hotel dos participantes e restantes equipes. Contabilizamos ainda a alimentação, logística, materiais utilizados e o consumo de eletricidade, que acabaram por gerar uma emissão residual. A indústria de eventos é uma das indústrias mais poluentes no mundo e precisamos de agir rapidamente na redução da pegada de carbono. Concluímos que o Capítulo Perfeito totalizou uma pegada de carbono de 36,9 toneladas de CO2”, informam Tiago Alves e Marco Fernandes da Reflora
“O Capítulo Perfeito, enquanto evento cada vez mais sustentável e com esta iniciativa a cargo da Reflora, deu um grande passo ao analisar e conhecer qual a sua pegada de carbono. Com toda esta preciosa informação, já estamos trabalhando na definição de medidas para compensar essas emissões nas próximas edições e qual o horizonte para chegarmos à neutralidade carbónica”, avisa Rui Costa, responsável do evento.