O meteorologista Piter Scheuer alerta para possível formação de microexplosões (fenômeno ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior) e tornados na região sul do Brasil para esta quarta-feira (12) e quinta-feira (13), principalmente, nos litorais sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Além disso, a possibilidade de queda de granizo e formação de super células de tempestades no interior dos estados não estão descartadas.
Piter faz referência a intensa umidade vinda da Amazônia na última semana, que se deslocou até o Paraguai e oeste do Paraná, e um encontro com uma frente fria vinda de sul.
Segundo o meteorologista, tudo isso resulta na formação de um ciclone extratropical, em meio aos estados catarinense e gaúcho, que provoca muita chuva e ventos relativamente fortes, com rajadas que podem chegar a mais de 100 km/h no litoral dos estados. O ciclone se alimenta das condições e pode ser formado próximo a costa.
Scheuer lembra o risco para navegação neste período, por haver a formação de uma forte ressaca aliada aos fortes ventos em alto mar, em que as ondas devem passar dos sete metros de altura.
Peter alerta principalmente para esta quarta-feira, em que o ciclone deve sugar toda a umidade presente na região, o que traz uma sensação de calor e abafamento, que é o momento de maior atenção, já que algumas tempestades podem se formar, com risco severo em alguns pontos. No topo da serra e na região do Farol de Santa Marta, em Laguna, os ventos podem ultrapassar os 130 ou 140 km/h.