As mudanças climáticas têm sido constantemente discutidas no planeta, não somente pelos centros de pesquisa, mas também na sociedade como um todo. Empresas, governos, sociedade, todos contribuímos para o aquecimento global através da energia consumida nas residências, escritórios, fábricas, do lixo produzido, dos processos produtivos, dos eventos, e ainda dos transportes e deslocamentos.
No dia 19 de outubro, foi realizado o plantio de neutralização das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) gerados na terceira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2018, que aconteceu em Balneário Camboriú no mês de julho. O evento aderiu ao Programa CarbonOk, que é um programa de neutralização de emissões de Gases de Efeito Estufa, composto por uma equipe multidisciplinar especializada em mecanismos de desenvolvimento limpo e Mudanças Climáticas.
Foram levantadas uma série de informações técnicas para a realização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IEGEE), que tem por objetivo quantificar todas as emissões de gases produzidos e que vão para a atmosfera. Nesta etapa do Circuito Surf Talentos Oceano foram emitidas 1,464 tCO2e (tonelada de CO2 equivalente), gases esses que contribuem para o problema do Aquecimento Global.
A partir deste valor calcularam-se quantas árvores são necessárias plantar para neutralizar este impacto negativo. O resultado apresentado no Relatório indicou a necessidade de plantio de 8 árvores nativas, do grupo das tardias. Com isso, esta quantidade de CO2e será retirada da atmosfera, à medida em que as árvores forem se desenvolvendo. A partir da efetivação do plantio, é concedido o Certificado de Sustentabilidade CarbonOk, a ser utilizado para sinalizar à população dos esforços direcionados pelo evento para atingir a sustentabilidade ambiental.
Além de buscar ser a mudança que queremos ver no mundo e de dar o exemplo, o objetivo da ação também é utilizar o evento esportivo como uma ferramenta para a conscientização da população quanto à problemática da aceleração do Efeito Estufa e, consequentemente, do Aquecimento Global, indicando fontes de emissões e a importância de mitigação e da neutralização delas.
A ação foi realizada em uma parceria institucional, encabeçada pelo Projeto Keep The Ocean Blue (da marca Oceano Surfwear), com a participação da Swell Eventos, do Programa Terra Limpa (Política Municipal de Educação Ambiental das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação), da ASBC (Associação de Surf de Balneário Camboriú) e do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta. A ação fez parte da programação da Semana Lixo Zero, apoiada pela Prefeitura de Balneário Camboriú.
Foram plantadas 8 mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, próximo ao estacionamento do Parque Municipal. Realizar o plantio em uma Unidade de Conservação nos gera uma certeza de que estas árvores terão cuidados permanentes, se desenvolverão e serão preservadas, garantindo assim o aprisionamento do CO2e e consequente neutralização dos GEE.
O Parque Nacional Municipal Raimundo Gonçalez Malta é uma Unidade de Conservação da Categoria de Proteção Integral (SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – Lei Federal n° 9985/00) e possui 170.000m2, ficando aberto para a visitação pública no turno da tarde, diariamente, oferecendo uma série de atividades de educação ambiental.
Desta maneira, o público poderá acompanhar o desenvolvimento destas mudas, podendo servir a ação também como uma espécie de monitoramento para grupos de ensino e de pesquisa, sobre o crescimento dos indivíduos no local.
Os plantios foram realizados com espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, buscando, além da neutralização dos GEE, outras vantagens socioambientais associadas, como: recuperação do ecossistema natural; alimentação e habitat para a fauna local; presença de flores para os processos de polinização; recuperação de áreas degradadas; mitigação do efeito de borda; controle de processos erosivos; além de aliar conceitos de paisagismo. As espécies plantadas foram:
– Pau Brasil – Caesalpinia echinata
– Cerejeira Vermelha (3) – Eugenia involucrata
– Ingá Macaco – Inga sessilis
– Ipê Amarelo – Handroanthus chrysotrichus
– Ipê Roxo – Handroanthus avellanedae
– Gabiroba – Campomanesia xanthocarpa
Monitor Florestal do Parque, o Engenheiro Florestal Denis Gleich proporcionou informações muito pertinentes sobre a ação: (1) o Ipê Amarelo é a Árvore Símbolo do Município de Balneário Camboriú; (2) na ação foi plantado o primeiro Ipê Roxo do Parque; (3) é difícil vingar mudas de Pau Brasil naquele local, então, o plantio deste novo indivíduo terá um caráter experimental e muito especial para o Parque, que terá um cuidado especial com ele.
O Projeto Keep The Ocean Blue foi representado pelo atleta Matheus Navarro, surfista local de Balneário Camboriú patrocinado pela Oceano Surfwear. O Atleta local demonstrou na prática o quanto gosta, cuida e representa a sua cidade. Além do Matheus, a equipe do Projeto contou com a presença do Fotógrafo Márcio David e da supervisão técnica do Biólogo Reinaldo Langer Jaeger.