Backdoor de Ilhéus

Ameaça ambiental no pico

Grupo cria abaixo-assinado para proteger a Praia do Backdoor, em Ilhéus (BA), de construções que ameaçam a natureza do local.

0
Silvana Lima bota pra dentro no Backdoor: pico é berço de nomes como Jojó de Olivença, Yuri Soledade e Rudá Carvalho.Tatiane Rodrigues
Silvana Lima bota pra dentro no Backdoor: pico é berço de nomes como Jojó de Olivença, Yuri Soledade e Rudá Carvalho.

O Clube de Surf Prainha do Backdoor criou um abaixo-assinado pela preservação da vegetação de restinga da Praia do Backdoor, em Ilhéus (BA). Formado por surfistas e frequentadores da região, o grupo pede que o local seja tombado por conta de empreendimentos que ameaçam o ambiente local.

De acordo com o texto divulgado pelo grupo, todo o costão rochoso que liga o pico à Praia da Batuba encontra-se cercado ou murado por imóveis a beira mar. Sendo assim, na maré cheia não resta abrigo para os frequentadores, que culturalmente têm no lugar uma área de recreação da comunidade.

“Sempre foi uma área pública, por décadas, encontrando-se ameaçada por empreendimentos sem licenciamento ambiental, cerceando inclusive o livre acesso a área de praia de marinha”, diz o texto, destinado à Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Considerado um dos melhores point breaks para a direita do Brasil, o pico é berço do bicampeão brasileiro de surfe Jojó de Olivença, Yuri Soledade, Rudá Carvalho, entre outros grandes nomes.

O documento é assinado por pela Associação Olivença de Surf AOS, Clube de Surf da Praia do Backdoor CSPB, Associação Ilheense de Surf ASURFI, Instituto Marola, Instituto Nossa Ilhéus e Associação de Moradores do Parque de Olivença AMPO.

Clique aqui para acessar o abaixo-assinado.