Ilhas Maurício

Desastre sem precedentes

Golfinhos aparecem mortos no litoral das Ilhas Maurício após derramamento de óleo na região.

0
Descoberta pode ser apenas o início das consequências do derramamento, afirma especialista.Reprodução / EFE
Descoberta pode ser apenas o início das consequências do derramamento, afirma especialista.

Mais de 20 golfinhos apareceram mortos no litoral das Ilhas Maurício na última quarta-feira (28), quase um mês após o derramamento de óleo causado por um navio japonês.

A embarcação encalhou em Pointe d’Esny, leste da nação, no fim de julho. Danos ao casco do navio causaram o vazamento do óleo nas áreas do entorno. O local é próximo da reserva do parque marinho Blue Bay e de várias praias populares entre turistas.

Em entrevista ao jornal local ‘Le Mauricien’, o oceanógrafo Vassen Kauppaymuthoo considerou que estas descobertas podem ser apenas o início das consequências do derramamento de petróleo.

“Os produtos tóxicos que contaminaram o mar são um veneno muito poderoso. É provável que haja vários efeitos a longo prazo em toda a biodiversidade marinha”, disse o especialista.

Na altura do acidente, o ‘MV Wakashio’, que viajava da China para o Brasil, não transportava qualquer carga, mas estima-se que transportava mais de 200 toneladas de gasóleo e 3.800 toneladas de combustível para consumo próprio.

Fonte EFE

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.