Mais de 20 golfinhos apareceram mortos no litoral das Ilhas Maurício na última quarta-feira (28), quase um mês após o derramamento de óleo causado por um navio japonês.
A embarcação encalhou em Pointe d’Esny, leste da nação, no fim de julho. Danos ao casco do navio causaram o vazamento do óleo nas áreas do entorno. O local é próximo da reserva do parque marinho Blue Bay e de várias praias populares entre turistas.
Em entrevista ao jornal local ‘Le Mauricien’, o oceanógrafo Vassen Kauppaymuthoo considerou que estas descobertas podem ser apenas o início das consequências do derramamento de petróleo.
“Os produtos tóxicos que contaminaram o mar são um veneno muito poderoso. É provável que haja vários efeitos a longo prazo em toda a biodiversidade marinha”, disse o especialista.
Na altura do acidente, o ‘MV Wakashio’, que viajava da China para o Brasil, não transportava qualquer carga, mas estima-se que transportava mais de 200 toneladas de gasóleo e 3.800 toneladas de combustível para consumo próprio.
Fonte EFE