O Encontro Mares Limpos 2024 do Ecosurf de Santa Catarina marcou 10 anos de dedicação à proteção do oceano. Mais de 150 pessoas, incluindo representantes de diversas entidades, participaram do evento. Eles realizaram uma ação de despoluição, recolhendo 270 kg de resíduos, seguida pelo “Raio-X do Lixo”, onde 6.410 itens foram categorizados e discutidos.
A praia do Porto, em Imbituba (SC), uma das mais visadas na cidade por sua poluição que recebe todos os dias, além de esgoto, resto de lixo de todos os tipos se tornou mais uma vez o alvo da ação do do Ecosurf e do Encontro Mares Limpos que comemorou com este evento 10 anos de trabalhos prestados a Imbituba e a Santa Catarina.
Para celebrar estes 10 anos de atuação e promover a importância da preservação do oceano, o Ecosurf de Santa Catarina organizou no último dia 23 de março este encontro como uma forma de unir parceiros locais e entidades atuantes na defesa do meio ambiente.
A campanha Mares Limpos da ONU foi lançada em 2017 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com o objetivo de reduzir, significativamente, a poluição marinha por plásticos até 2025. A iniciativa busca mobilizar governos, empresas, comunidades e indivíduos para se unirem na luta contra essa grave ameaça ao meio ambiente e à saúde humana.
Primeiro Encontro Mares Limpos foi um marco histórico para Imbituba e SC
Foram mais de 150 pessoas que se reunirão na praia do Porto, e em torno de 50 entidades e organizações não governamentais de Imbituba e de cidades próximas numa das principais praias da região, e uma das que mais sofrem com a poluição na cidade. Segundo Amanda Suita, emocionada, “Eu não esperava que tanta gente e tantas entidades atendessem o chamado para este dia!!“.
Barracas foram montadas para exposição de entidades com diversos temas, tanto marinho quanto meio ambiente, saneamento e lixo. Frutas estavam disponíveis a todos e os, aproximadamente. 40 quilos de resíduos orgânicos gerados pelo consumo de frutas na ação foram compostados pela AmoRosa compostagem.
Foi um dia cheio de atividades, que se iniciou com um círculo na praia onde, além dos organizadores, todos puderam falar na sua vez e houve a leitura de cartas abertas a sociedade sobre meio ambiente e comunidades, feita por líderes comunitários e representantes de entidades pela proteção dos recursos naturais e pela preservação, lembrado por todos que é uma responsabilidade compartilhada.
Apresentações e discursos carregados de emoção por estarem participando de algo tão importante e crucial para o futuro das próximas gerações, todos agradeciam por estarem ali e comentavam o trabalho que cada uma, entidade ou pessoa física, faz pelo meio ambiente. Mas, o mais importante, segundo Amanda Suíta, “foi a presença de tanta gente e tanta energia boa reunida ali”.
270 Quilos de lixo recolhido: Ação foi um sucesso!!
Logo após a roda de apresentações, todos se equiparam e saíram pela praia recolhendo todo o lixo que encontravam. Um total de 270 quilos foram recolhidos em torno de 350 metros percorridos, um recorde nas ações do Ecosurf em Imbituba, onde após a limpeza houve um debate sobre cada tipo de material recolhido e a importância da gestão de resíduos sólidos, além da recuperação de ambientes naturais.
Todo este material recolhido na ação do Ecosurf e Mares Limpos, os 270 quilos de resíduos coletados, e um total de 6.410 itens foram destinados à Cooperzimba, a Cooperativa de Material Reciclável de Imbituba, e a Secretaria de Infra Estrutura da cidade também auxiliou nesta limpeza.
Após tudo catalogado, o Instituto Ecosurf fez, ainda, todo trabalho para dispor em planilhas para apreciação dos resultados, bem como, para estudos governamentais que tratam dos impactos do lixo em nosso ambiente. Esta é a parte mais demorada de todo o processo, mas que servem para apontar que medidas podem ser tomadas para o combate ao lixo nas praias e rios.
Para Amanda e para o Ecosurf, “Esperamos que o Encontro Mares Limpos 2024 tenha inspirado a todos a se tornarem agentes de mudança e a contribuir para um futuro mais sustentável para as próximas gerações “.
O Encontro Mares Limpos contou com o apoio do Supermercado Komprão/Kock, Orgânicos Imbituba, Sacolão Shopping das Frutas de Laguna, que generosamente doaram frutas para o evento.
Ver essa foto no Instagram
Monitoramento dos resíduos sólidos
Os itens de plástico e as bitucas de cigarro sempre ganham disparadas, por serem os resíduos mais encontrados nas praias.
4.765 tipos de plásticos (75% de todo o material encontrado)
Pedaços de plástico duro: 1.265 unidades
Pedaços de Isopor: 1.059 unidades
Pedaços de plástico mole: 466 unidades
Pedaços de microplástico: 421 unidades
Pellets: 320 unidades
Garrafas de plástico: 232 unidades
1.059 bitucas de cigarro, que foram recolhidas principalmente da linha de maré.
Nessa ação também foram encontrados muitas embalagens de remédio fechado, em torno de 10 unidades.
Tanto as bitucas como os itens de plástico são grandes causadores de impactos na vida marinha e na qualidade da água. Segundo pesquisas recentes da UNIFESP, uma única bituca pode contaminar quase 70 litros de água.
Já o plástico é um polímero, ele é feito da base do petróleo e não se decompõe, ele se degrada lentamente, soltando microparticulas que acabam afetando os seres vivos desde sua base alimentar, e são dispersos no ambiente, carregados pelas águas, pelo ar, e já são encontrados no corpo humano, na placenta, no leite materno e em nossa corrente sanguínea.