Dia Mundial da Limpeza

Imbituba recebe ação

Limpeza das praias de Imbituba (SC) ocorre neste sábado (21). Ação faz parte da 11ª edição do Dia Mundial da Limpeza. Confira pontos de encontro.

Tríplice Coroa de Surf Imbitubense, Praia do Rosa, Imbituba (SC)

Neste sábado (21) e domingo (22) a cidade de Imbituba (SC) recebe a 11ª edição do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, evento de ciência cidadã significativo para a recuperação da saúde e beleza cênica da zona costeira, promovido pelo Instituto Ecosurf em colaboração com grupos e associações locais.

Em 2008, um novo movimento de limpeza surgiu na Estônia, denominado World Cleanup Day, conhecido no Brasil como Dia Mundial da Limpeza. Embora as ações tenham começado na Europa, elas compartilham objetivos semelhantes das campanhas globais dos anos 80 e 90.

O World Cleanup Day, com suas diversas identidades visuais e nomes de acordo com o país e organizações é um dos movimentos globais mais inspiradores e efetivos para o cuidado com o planeta. Ele promove a conexão e reflexão, incentivando pessoas a se unirem para limpar os locais onde vivem, frequentam e praticam atividades, transformando-os em ambientes mais agradáveis e saudáveis.

O que é a campanha do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias? – No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza, inspirado nos modelos norte-americano e australiano, como International Coastal Cleanup, promovidos pela Ocean Conservancy, foram introduzidos por organizações autônomas no final dos anos 90.

Essas campanhas foram batizadas de Dia Mundial da Limpeza e Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias e são celebradas até os dias atuais no terceiro sábado de setembro, com mobilizações realizadas por grupos, clubes, instituições da sociedade civil, poder público, coletivos e empresas em todo o território nacional, marcando a chegada da primavera no Hemisfério Sul e outono no Norte.

O Instituto Ecosurf promove campanhas do Dia Mundial da Limpeza desde o ano 2000 e em Imbituba é coordenado pela Ecosurf SC desde 2014, e neste ano, o 11º Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias contará com a participação de dezenas de grupos locais, que atuarão na limpeza e monitoramento de praias, lagoas e trilhas, em áreas que vão desde a Praia do Rosa até Itapirubá Sul.

O evento visa fortalecer o diálogo sobre políticas públicas voltadas para a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase na cidadania científica e no ODS 14 (Vida na Água), promovendo ações eficazes para combater a poluição e melhorar a saúde dos nossos ambientes aquáticos.

Impactos ao longo das campanhas de 2014 a 2023 – Desde o início do evento em 2014, houve aumento contínuo no envolvimento e nos resultados.

Total de voluntários (2014-2023): 1.974
Adultos: 1.381
Crianças: 347
Entidades envolvidas: 55
Resíduos coletados: 8.831 kg
Sacos de lixo 100l: 1.202
Distância coberta nas ações de limpeza: 103,12 km
Itens coletados: 144.660
Pontos Monitorados: 14

Parcerias estratégicas e logística de resíduos – Para garantir um descarte adequado dos resíduos coletados, a Cooperzimba e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) estarão encarregadas do processo de encaminhamento correto dos resíduos.

Ponto de coleta de eletrônicos – Além das atividades de limpeza, um ponto de coleta especial para eletrônicos será estabelecido neste sábado no estacionamento do canto da Praia da Vila, das 9h às 17h.

A galera pode comparecer e descartarem materiais eletrônicos pequenos, como: celulares e tablets, incluindo acessórios como carregadores e fones de ouvido; computadores e laptops, PCs, notebooks e componentes como teclados, mouses e HDs; impressoras e scanners de todos os tipos, incluindo cartuchos e toners usados; pequenos eletrodomésticos, como micro-ondas, torradeiras e liquidificadores que não estão mais em uso; aparelhos de som e vídeo, incluindo câmeras, videogames antigos e players de música; e baterias e pilhas de todos os tipos, dada a necessidade de descarte especial para evitar contaminação.

Locais de limpeza programados – O evento envolve a limpeza de várias localidades de Imbituba: Praia do Rosa, Praia do Luz, Praia da Barra de Ibiraquera, Praia D’água, Praia do Porto, Praia da Vila, Praia da Guaiúba, Praia Itapirubá Norte e Sul e Porto da Vila.

Coordenação local – Praia do Rosa – sábado (21) – 9h30, na Escadaria Canto Norte (Salva-vidas), Instituto Lixo Zero Imbituba e Jogue Limpo;

Praia da Barra de Ibiraquera – sábado (21) – 9h, em frente ao Salva-vidas, na Associação Moradores e Amigos da Praia da Barra de Ibiraquera (AMAPI), Horta Comunitária, PKM Assessoria de Turismo e Moradores da Barra de Ibiraquera;

Praia D’água – sábado (21) – 9h, em frente a trilha de acesso, no Grupo Escoteiros Evolucionários;

Praia do Porto – sábado (21) – 9h, em frente ao Salva-vidas, na Associação de Surfistas e Amigos Ecologistas da Praia do Porto (ASAEP), AMOROSA Compostagem, Protetores Ambientais e AMPAP;

Praia da Vila – sábado (21) – 9h, no Canto Norte, na Associação de Surf de Imbituba (ASI), voluntários da Santos Brasil, Grupo Escoteiro Baleia Franca e Vigilantes do Lixo;

Praia Itapirubá Norte e Sul – sábado (21) – 9h, na Sede Instituto Australis, no canto norte e estacionamento do canto sul, Instituto Australis, Pro Franca, ASEPI, Escola de Surf Itapira Norte e Sul e Caminho Marinho;

Porto da Vila – sábado (21) – 9h, na Praça Portinho da Vila, na Associação do Porto da Vila;

Praia da Guaiuba – domingo (22) – 9h30, na trilha de acesso à praia, na Moradores do final da rua Volnei Soares;

Praia do Luz – domingo (22) – 9h, no Canto Norte, Conselho Comunitário de Ibiraquera (CCI), Mulheres Unidas Pelo Clima (MUC) e Associação de Surf Luz e Ibiraquera (ASLI).

Esses pontos serão monitorados por voluntários locais e por associações parceiras que, além de realizar a coleta de resíduos, farão a fiscalização dos tipos de lixo encontrados, contribuindo para o mapeamento de resíduos nas áreas costeiras de Imbituba.

Para garantir conforto e segurança durante a ação, a organização pede que os voluntários usem calçados fechados e luvas, leve uma garrafinha de água, e não esquecer do chapéu e protetor solar.

 

Exit mobile version