Dia mundial dos oceanos

Cristo Redentor ilumina causa

Organização internacional Parley for the Oceans e Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor iluminam monumento em azul para celebrar proteção dos mares.

0

No último sábado (8), entre 17h30 e 19h, o Cristo Redentor, símbolo icônico do Brasil que fica no Rio de Janeiro (RJ), foi iluminado com a cor azul do mar, transformando-se em um poderoso convite à conscientização sobre a importância dos oceanos e tudo que eles representam. O evento, organizado pela Parley for the Oceans Brasil em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, contou com o apoio da Packem, empresa comprometida com a proteção dos oceanos.

“Os oceanos compõem 70% do nosso planeta, regulam o clima, fornecem mais da metade do oxigênio que respiramos, geram renda, nos dão energia, alimento, e promovem saúde e bem-estar”, afirma Antonia Mascarenhas, Diretora Global de Educação da Parley, durante a cerimônia. A iluminação azul foi um gesto simbólico para destacar a vital importância dos oceanos na vida de todos.

O evento reuniu atletas campeões e defensores do meio ambiente, que têm o mar como seu território de trabalho. Guilherme Braga, Head de Parcerias da Parley Brasil, destacou a importância do encontro. “Ter o Cristo ao nosso lado e poder reunir atletas, amantes do oceano e ambientalistas aos seus pés para passar essa mensagem foi algo indescritível”.

Entre os presentes, estavam os surfistas de ondas gigantes Lucas Chumbo (campeão mundial) e o casal Michelle Des Bouillons e Ian Cosenza. Também marcaram presença Davizinho Radical, campeão de surfe adaptado, e alguns defensores do meio ambiente, como Taci Abreu, head de ESG do Grupo Soma, Jeremy Casebeer, atleta profissional de vôlei de praia e ambientalista; e toda a equipe da Parley for the Oceans.

A iniciativa destacou não só a beleza e a importância dos oceanos, mas também a necessidade urgente de preservá-los. A iluminação do Cristo Redentor com a cor azul do mar foi um marco simbólico e inspirador, chamando a atenção de todos para a conservação dos recursos marinhos e para a interdependência entre os oceanos e a vida humana.

Além dos citados, a lista de convidados para acompanhar a iluminação do Cristo Redentor contou com Henrique Pinguim, fotógrafo aquático; Antonia Mascarenhas, Diretora Global de Educação na Parley for the Oceans; Guilherme Braga, Chefe de Parcerias da Parley Brasil; Duda Visentin, contribuidora da Parley Brasil; Camili Brio, bióloga ativista; Gabriela Marcondes, ativista; Anderson Pikachu, surfista profissional da comunidade do Cantagalo; Victor Bezerra, fotógrafo aquático; Miltinho Vieira, lutador de UFC e surfista; Yunes Khader, fotógrafo profissional; e Jean Arpoador, líder comunitário do Cantagalo e Arpoador.

Sobre A Parley For The Oceans – Parley é um espaço onde criadores, pensadores e líderes se reúnem para sensibilizar sobre a beleza e a fragilidade dos oceanos, colaborando em projetos que possam acabar com sua destruição. Por meio de uma visão multidisciplinar, trazem as maiores e mais tangíveis ameaças que o meio ambiente enfrenta a um público geral, demonstrando o papel que todos podem e devem desempenhar como parte da solução.

Do engajamento comunitário, ao esporte, à moda, e ao ativismo, criam movimento que verdadeiramente transcende fronteiras, envolvendo pessoas de todas as idades e origens. Desde o seu lançamento, em fevereiro de 2019, a Parley Brasil realizou mais de 215 limpezas de litoral em diferentes partes do país – das famosas praias do Rio de Janeiro às ilhas remotas do arquipélago de Fernando de Noronha.

Colaborando com uma série de agências governamentais, ONGs locais e cientistas, a equipe do Brasil já interceptou mais de 40 mil quilos de resíduos marinhos até o momento e levou conscientização em ações educativas e de impacto para mais de 18.000 participantes.