O Projeto Quilhas, idealizado pela ONG Eco Local Brasil, entregará centenas de kits de acessórios de surfe – produzidos com plásticos retirados dos oceanos – para escolas de surfe e projetos ligados ao esporte.
A ONG trabalha com ações ambientais há 18 anos e desde 2018 desenvolve produtos a partir dos resíduos que retira das praias e encostas dos litorais Sul e Sudeste do Brasil.
Serão três ações-piloto ainda neste ano de 2020, em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, envolvendo escolas de surfe e projetos. E a primeira parada será nesta terça-feira (24) com a Escola de Surf Atalaia, na Praia do Atalaia, Itajaí (SC).
“Serão realizadas ações de conscientização ambiental e de limpeza de praia junto com os projetos participantes. Nós entregamos os kits, com o principal objetivo de mostrar as infinitas possibilidades de reaproveitamento do que para muitos é apenas lixo”, conta Filipe Oliveira, coordenador das atividades da Eco Local Brasil.
Os kits contêm raspadores de parafina, chaves de quilha e jogos de quilha, todos produzidos com matéria-prima beneficiada das ativações ambientais.
Vale dizer que estes processos de beneficiamento e de gestão ambiental criados pela ONG – e que também se estende a eventos esportivos – são auditados e certificados quanto a rastreabilidade e conceito dos seus produtos finais.
O Projeto Quilhas passará por seis estados do Brasil em 2021. Para saber mais, siga o perfil @ecolocalbrasil no Instagram.