EcoPeneira

Eficácia e sustentabilidade nas praias

Equipamento EcoPeneira, criado por paranaense Diego Saldanha, permite varrer areia da praia e separar resíduos simultaneamente.

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Diego Saldanha com EcoPeneira na Praia do Leblon, Rio de Janeiro (RJ).Reprodução / redes sociais
Diego Saldanha com EcoPeneira na Praia do Leblon, Rio de Janeiro (RJ).

A paixão de Diego Saldanha, 39 anos, pela preservação ambiental o levou a uma jornada inesperada: transformar mutirões de limpeza de praia em um negócio de impacto nacional. A EcoPeneira, sua criação, nasceu da necessidade de otimizar e tornar mais sustentável a limpeza das orlas.

Equipado com uma base metálica e rodas, o dispositivo permite varrer a areia e separar os resíduos simultaneamente. O sucesso é evidente: Diego Saldanha já vendeu mil unidades, alcançando um faturamento de aproximadamente R$ 1 milhão.

Natural de Colombo (PR), Saldanha sempre teve uma forte conexão com iniciativas ecológicas na região. À revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Globo, ele conta que a ideia do projeto surgiu durante as viagens de final de ano com sua família, quando ele observava a sujeira deixada por banhistas nas praias.

“Foi ali que deu um start de pensar em algo para tentar ajudar, e assim nasceu a EcoPeneira. A primeira vez que usei o equipamento foi na praia de Caiobá, no litoral paranaense”, diz Saldanha á revista.

Equipamento permite retirar 22kg de resíduos por hora da areia da praia.Reprodução / redes sociais
Equipamento permite retirar 22kg de resíduos por hora da areia da praia.

Segundo a Pequenas Empresas, antes disso, o paranaense havia investido em outra inovação focada na limpeza de rios, a EcoBarreira, que capturava lixo flutuante em leitos fluviais. No entanto, o empreendedor queria fazer mais. Foi assim que surgiu a EcoPeneira em 2021, com investimento de R$ 500.

Ainda de acordo com a revista, com o sucesso, vieram também as cópias. “Tem pessoas que já replicaram a ideia e vendem o equipamento como se fosse meu. Às vezes, alguém vem falar comigo achando que comprou minha peneira, mas eu sei, só de olhar, que não é a original”, lamenta.

Impacto e parcerias

A revista diz ainda que a EcoPeneira tem despertado o interesse de grandes marcas. O criador do produto compartilha que já realizou parcerias com empresas como Havaianas e Sprite em ações de limpezas nas praias de diversos estados do país e doações do equipamento para movimentos sociais.

O preço do dispositivo varia de acordo com o modelo: R$ 800 para a versão sem rodas e R$ 1,2 mil para a versão com rodas. Cada unidade vendida gera um lucro de R$ 400, o que tem sido fundamental para a continuidade do trabalho de Saldanha e seu impacto positivo na preservação ambiental. “O projeto começou de forma altruísta, mas se transformou em um case de negócio. A EcoPeneira já foi vendida para o Brasil inteiro e até para fora do país”, afirma.

Ele compartilha ainda que , além da venda do equipamento, encontrou uma fonte de renda na monetização de suas redes sociais. Só no Instagram ele tem mais de 1 milhão de seguidores.

O objetivo agora é expandir ainda mais o alcance da EcoPeneira e conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância da limpeza das praias. “O que começou como um projeto pequeno hoje é uma grande solução ecológica. Quero continuar inovando e criando equipamentos que façam a diferença para o planeta”, conclui.

Fonte Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

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