No Dia da Água, 22 de março, o Instituto Ecosurf em Santa Catarina (SC) completa 10 anos de atividades em Imbituba, com um histórico na defesa do meio ambiente, na preservação do oceano e no combate à poluição na zona costeira e marinha. Neste sábado, dia 23 de março, acontece o Encontro Mares Limpos 2024, o evento será a partir das 9h, na Praia de Imbituba (Porto), no primeiro Molhe da praia.
O Instituto Ecosurf foi fundado no litoral de São Paulo no ano 2000. A organização tornou-se referência em ações de educação ambiental, pesquisa científica, despoluição e proteção das áreas costeiras, mobilização da comunidade e empoderamento de surfistas nas causas públicas socioambientais.
No Dia Internacional da Água em 2014, o Ecosurf realizava a sua primeira pesquisa no estado de Santa Catarina, na Praia da Vila, em Imbituba (SC). Em uma ação que mobilizou 67 participantes para despoluição e monitoramento de resíduos sólidos, resultando em 1.463 itens recolhidos e identificados em cerca de 500 metros de praia. Esse foi o primeiro passo para o início das atividades da organização no litoral catarinense e do trabalho de Ciência Cidadã com a comunidade local.
Ao longo desses 10 anos, já foram realizadas ações em todas as praias do município de Imbituba, Lagoa da Ibiraquera, Lagoa do Timbé, trilhas, Caixa D’água e algumas praias de Florianópolis, Garopaba, Laguna, Itajaí e São Francisco do Sul.
As ações são todas organizadas e convocadas diretamente com a comunidade, como associações de bairros, de surf, escoteiros, institutos, empresas, órgãos públicos, entre outros.
Comunidade engajada, cidadãos conscientes
Nessa última década, o Ecosurf de Santa Catarina influenciou positivamente a região de
Imbituba e contribuiu para a saúde do oceano. Entre os seus principais impactos positivos e resultados, podem ser destacados: Engajamento da Comunidade: Cerca de 80 organizações mobilizadas e mais de 3.500 pessoas participaram de ações de limpeza, mutirões de educação ambiental e outras atividades promovidas pelo Instituto.
Cidadania Científica
A organização realizou cerca de 160 ações de pesquisa, despoluição da
zona costeira com monitoramento de resíduos. Mais de 209 mil resíduos identificados, mais de 15 toneladas retiradas em 153 km percorridos.
Educação Ambiental
A Ecosurf de Santa Catarina promove palestras, oficinas e campanhas de
conscientização como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, Dia da Água, Dia do Oceano, Dia do Meio Ambiente, participação em campeonatos de Surf.
Proteção das Áreas Costeiras
Atuação em defesa da criação de Unidades de Conservação Marinhas, Plano Municipal da Mata Atlântica e Áreas de Surf Protegidas.
Políticas Públicas
A organização participa de conselhos, debates e fóruns para influenciar políticas públicas que impactam o meio ambiente.
O Instituto Ecosurf de Santa Catarina realiza o diálogo direto nos espaços de tomada de decisão, atuando com estratégias de “Advocacy” junto ao legislativo local de Imbituba o que vem possibilitando voz ativa na Câmara Municipal de vereadores, no Fórum Lixo Zero Imbituba e em relatórios sobre o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
Em outubro de 2023, foi apresentado o primeiro resumo sobre as pesquisas realizadas em Imbituba de 2014 a 2022. Com o título: “Cidadania Científica: Mobilização e Engajamento da Sociedade no Monitoramento da Poluição por Resíduos Sólidos em Zonas Costeiras” foi apresentado no XIV Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC, de autoria da coordenadora da organização no Estado de Santa Catarina, Amanda Suíta de Moraes e coautores, João Malavolta e Professor Rodrigo Machado.
A poluição por resíduos sólidos é uma realidade global, sem fronteiras e uma das maiores ameaças a vida marinha no planeta, comprometendo o equilíbrio dos oceanos e atividades socioeconômicas importante. A crescente produção e a irregularidade no descarte dos resíduos sólidos, principalmente plásticos, são potencializadores desse problema.
Levando em conta todo esse cenário, é de extrema importância sensibilizar e engajar as populações litorâneas a combater a poluição por resíduos sólidos. Nesse contexto, a cidade de Imbituba SC, com 52 mil habitantes e que recebe turistas devido a suas belezas naturais, também enfrenta desafios relacionados à poluição e acúmulo de resíduos sólidos em suas praias.
Diante dessa problemática e da necessidade de engajamento da população, a ciência cidadã surge como uma ferramenta preciosa para envolver as comunidades locais e diversos atores da sociedade na conservação, produção de conhecimento científico e ampliação de rede de pessoas comprometidas com a sustentabilidade.
Por meio dessa abordagem, a população é mobilizada e convidada a participar ativamente do processo científico, contribuindo com a coleta de dados, ideias e construção de ações para solucionar questões ambientais.
Devido a toda preocupação quanto ao impacto de resíduos sólidos e da necessidade de engajar a sociedade o Instituto Ecosurf vem realizando campanhas de sensibilização para o monitoramento de resíduos sólidos em Imbituba.
Através da ciência cidadã, diversos atores da sociedade foram mobilizados, incluindo moradores locais, pescadores, surfistas, escoteiros, voluntários de organizações ambientais, empresários, entidades governamentais e turistas. De março de 2014 até outubro de 2022 foram realizadas 118 ações de limpeza e com monitoramento resíduos das praias do município, envolveram cerca de 73 entidades e a população local.
As ações foram desenvolvidas em 65 dias diferentes em 10 praias (14 localidades), 2 lagoas e 4 trilhas, podendo ter sido realizada em uma única localidade ou até em 10 diferentes pontos da cidade simultaneamente. Essas ações envolveram 2.584.
Encontro Mares Limpos 2024
Para celebrar os 10 anos de atuação e promover a importância da preservação do oceano, o Ecosurf de Santa Catarina organiza neste sábado, dia 23 de março, o Encontro Mares Limpos 2024 como uma forma de unir parceiros locais e entidades atuantes na defesa do meio ambiente.
A campanha Mares Limpos da ONU foi lançada em 2017 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com o objetivo de reduzir significativamente a poluição marinha por plásticos até 2025. A iniciativa busca mobilizar governos, empresas, comunidades e indivíduos para se unirem na luta contra essa grave ameaça ao meio ambiente e à saúde humana.
O Instituto Ecosurf virou um braço mobilizador da campanha em Imbituba, e nesse mesmo ano durante a mobilização do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias Imbituba foi criado o grupo Mares Limpos Imbituba, com as organizações que ajudam na mobilização local.
O evento acontecerá no dia 23 de março, a partir das 9h, na Praia de Imbituba (Porto), no primeiro Molhe da praia.
Programação
09h – Início Celebração 10 anos ECOSURF SC e Encontro Mares Limpos
09h10 – Cerimônia Terra Mar – Ana Espaço Prashanti e apresentações
09h40 – Explanação sobre os objetivos e metodologia da ação, contexto do problema do lixo no mar, conservação da água e atuação das entidades presentes
10h05 – Foto oficial
10h15 – Organização dos voluntários, entrega das luvas, baldes e sacos
10h20 – Início da limpeza
11h20 – Término da despoluição e retorno dos voluntários
11h25 – Raio-X do Lixo (Discussão) – Estratégia Tangibilização de Resíduos em Praia e
pesagem
11h40 – Carta aberta a sociedade – Momento troca de reflexão comunitária
12h – Encerramento.
Para o bem-estar durante a ação pedimos que os voluntários venham com roupas leves, calçados fechados, de preferência bota de borracha, usem protetor solar, repelente, boné, óculos de sol, e tragam garrafas de água (squeeze) para serem abastecidas no ponto de hidratação.
Parceiros e organizações convidadas
Associação de Surf de Imbituba (ASI)
Associação de Surfistas e Amigos Ecologistas da Praia do Porto (ASAEP)
Instituto Australis/ PRO Franca
Comunidade Rural de Imbituba (ACORDI)
Conselho Comunitário Ibiraquera (CCI)
AMOROSA Compostagem
IFSC Garopaba – Laboratório de Meio Ambiente e Geomática (MAGE)
Grupo Escoteiros Evolucionários (GEE)
Associação Moradores da Rua de Baixo
Cooperzimba
Associação de moradores e pescadores artesanais da Praia do Porto (AMPAP)
Vigilantes do Lixo
Associação Moradores Portinho da Vila
Salve a Lagoa
Associação de Surf e Ecologia da Praia de Itapirubá (ASEPI)
Barra Unida
Horta Barra da Ibiraquera
Associação de Moradores e Amigos da Praia de Ibiraquera (AMAPI)
Escola de Surf de Itapirubá
Laboratório de Zoologia UDESC
Projeto Monitoramento de Praias – PMP UDESC
Instituto Lixo Zero Imbituba
Espaço Prashanti
Cidadão Ecológico
Observatório Social Imbituba
Amigos do Meio Ambiente (AMA Garopaba)
Portal A Hora
Surfe.Mais
Jane Recicla
Mulheres Unidas pelo Clima (MUC)
Garopaba Sustentável Eco
TOBTerra
APA da Baleia Franca
Caminho Marinho
Superintendência de Transporte e Resíduos Sólidos
Coletivo Exista
Museu da Baleia
Secretaria de Meio Ambiente de Imbituba (SEMA)
Ibiraquera SurfBoard
Ecomarine Clothing & Art
Associação de Moradores da Vila Esperança – AMVE
O Encontro Mares Limpos teve o apoio do Supermercado Komprão Koch de Nova Brasília e dos produtores rurais, Orgânicos Imbituba e Sacolão Shopping das Frutas de Laguna, com doação de frutas pra o evento.
Clique aqui para obter mais informações.