Autoridades interditaram na última segunda-feira (27) áreas na Costa Leste da ilha de La Palma, nas Canárias, devido ao avanço da lava do vulcão Cumbre Vieja, que se aproxima do mar.
O alerta foi emitido para as áreas costeiras de San Borondon, Marina Alta e Baja e La Condesa.
“A população terá que seguir as orientações das autoridades e permanecer em suas casas com as portas e janelas fechadas”, avisaram os serviços de emergência locais.
A lava pode cair no Oceano Atlântico nas próximas horas, a 1.250°C, causando explosões e gerando nuvens de gases tóxicos sobre a ilha, segundo as autoridades.
Um rio de lava incandescente desce com velocidade pelas encostas da cratera do Cumbre Vieja nesta segunda, passando perto de casas e edifícios que já foram engolidos por uma massa negra de lava mais velha.
Desde que o vulcão entrou em erupção, no dia 19, a lava já atingiu mais de 230 hectares de terra, engolindo centenas de casas, além de estradas, escolas, igrejas e plantações de banana e forçando milhares de pessoas a fugir de suas casas.
Tsunami no Brasil?
Apesar dos alertas emitidos durante o mês, o risco de um cenário de forte atividade não se confirmou e a erupção verificada é considerada modesta. Autoridades não emitiram alerta de tsunami para qualquer parte do mundo associada ao vulcão.
O fenômeno, antes mesmo de ocorrer, levou a emissão de um “alerta amarelo de risco”, o que chegou a provocar inclusive o temor da formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira, principalmente o litoral setentrional, formado por Ceará, Rio Grande do Norte e nordeste do Maranhão.
A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) destacou que, mesmo após o início da ação eruptiva em La Palma, “o risco para o Brasil segue muito baixo” e que não houve nenhum alerta de tsunami.
Fonte G1