A lava do vulcão Cumbre Vieja, em erupção em La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), chegou ao oceano Atlântico.
Foram nove dias de erupção até que isso ocorresse. Colunas de vapor se formaram – isso porque a lava tem mais de 900°C de temperatura, enquanto o mar dessa área da Espanha tem, nesta época do ano, “apenas” 23°C.
Ao entrar em contato com a água salgada, a lava pode gerar explosões e emissão de gases nocivos. Essas substâncias podem irritar pele, olhos e trato respiratório.
A erupção continua em La Palma, onde vivem mais de 80 mil pessoas. Milhares tiveram de ser removidas de suas casas, e centenas de imóveis foram destruídos.
Tsunami no Brasil?
Apesar dos alertas emitidos durante o mês, o risco de um cenário de forte atividade não se confirmou e a erupção verificada é considerada modesta. Autoridades não emitiram alerta de tsunami para qualquer parte do mundo associada ao vulcão.
O fenômeno, antes mesmo de ocorrer, levou a emissão de um “alerta amarelo de risco”, o que chegou a provocar inclusive o temor da formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira, principalmente o litoral setentrional, formado por Ceará, Rio Grande do Norte e nordeste do Maranhão.
A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) destacou que, mesmo após o início da ação eruptiva em La Palma, “o risco para o Brasil segue muito baixo” e que não houve nenhum alerta de tsunami.
Fonte BBC News