Litoral de SP

Maior tubarão do planeta?

Casal de biólogos Larissa Uema e Daniel Munhoz exibe encontro com tubarão-baleia em Ilhabela, litoral de São Paulo. Animal é considerado maior espécie de tubarão do planeta.

0

Um casal de biólogos usou as redes sociais em março para mostrar que encontraram um tubarão-baleia em Ilhabela, no litoral de São Paulo. Essa é considerada a maior espécie de tubarão do planeta, informou o portal Gazeta de S. Paulo.

Larissa Uema e Daniel Munhoz, que vivem na cidade e também são instrutores de mergulho, descobriram que o animal passava pela costa sul de Ilhabela e decidiram se aproximar do maior vertebrado não mamífero do planeta.

A dupla garantiu que a interação não provocou qualquer perturbação ao animal, que tem o nome científico Rhincodon typus.

“Acompanhamos e contemplamos o tubarão-baleia por alguns minutos a nado, sem tocar, sem motor de embarcação, arpão, flashs ou algo que pudesse estressar, ferir ou ameaçá-lo”, disseram eles pelas redes.

“Confie em mim, estar cara a cara com esse bicho traz uma sensação que nada criado pelo homem consegue trazer. Enquanto não colocarmos nosso foco na natureza e na nossa sobrevivência estaremos fadados a tristeza e a um futuro terrível”, completaram.

Eles também explicaram que esses animais mantêm a cadeia alimentar do oceano estável e saudável apenas com sua existência, assim como outros que costumam aparecer próximo ao arquipélago.

“Seus hábitos naturalmente fazem parte de um ciclo complexo que mantém tudo funcionando e consequentemente vivo”, finalizaram.

Fonte Gazeta de S. Paulo

 

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.