Onda Verde

Faxina no litoral paulista

ONG Onda Verde leva mutirão de limpeza e ações de conscientização ambiental para Santos e Maresias.

Realizada em parceria com o projeto Desengarrafando Mentes, ação em Maresias expõe a alarmante ausência de saneamento básico.

Para combater o problema do lixo e educar a população, a ONG Onda Verde levou ações do projeto Praia Limpa para Santos e Maresias, litoral de São Paulo.

O projeto consiste na recolha e separação do lixo encontrado nas praias junto a uma abordagem com a população, reforçando a importância de jogar o lixo no lixo. Depois tudo é enviado para a reciclagem.

No dia 24 de março, a ONG desembarcou em Santos (vídeo abaixo). Em uma distância inferior a 1 quilômetro, entre o Canal 3 e o Canal 4, foram recolhidos 150 litros de lixo reciclável e mais um saco de 20 litros contendo apenas garrafas de vidro.

“Todo o material foi destinado para pontos de reciclagem, dando outro destino para esses resíduos que acabariam indo para o mar”, conta Rafael Bittar, sócio-fundador da Onda Verde.

Durante a recolha houve muita conversa com a população, que estava aproveitando um belo dia de sol na praia. “O interesse foi geral por parte de todos para ajudar a fazer Santos uma cidade mais sustentável”, comenta Bittar.

Maresias No dia 21 de abril, o evento “Sanear é preciso”, organizado pelo projeto Desengarrafando Mentes, em parceria com a Onda Verde e o Instituto Esporte Educação, foi realizado na praia de Maresias.

O objetivo do encontro foi expor a situação alarmante da ausência de saneamento básico, que vem se agravando diante do crescimento desordenado da praia de Maresias.

O dia foi marcado por atrações variadas, mesclando teatro, música e muito surfe com a prancha de garrafas PET fabricada em uma oficina realizada pelo Projeto Desengarrafando Mentes com as crianças da comunidade.

“As pranchas de garrafas PET são a marca do Desengarrafando Mentes, mostrando que a conscientização ambiental e a criatividade andam juntas em seus projetos”, finaliza Bittar.

Surfe com a prancha de garrafas PET foi uma das atrações do encontro em Maresias.

Sobre a Onda Verde A ONG Onda Verde foi fundada em 2014 com o objetivo de promover o esporte como instrumento para estimular a conscientização ambiental e integração social.

Seus projetos, que ocorrem no litoral de São Paulo, na capital paulista e pontualmente em Portugal, envolvem arrecadações de materiais esportivos, ações de limpeza de praias, promoção de torneios beneficentes e intervenções sustentáveis.

Para saber mais, acesse a página Onda Verde no Facebook.

Exit mobile version