Fernando de Noronha

Tubarão-lixa morde turista

Turista de 46 anos sofre mordida na perna de tubarão-lixa durante mergulho na Praia do Porto, Fernando de Noronha (PE).

Tubarões-lixa em Fernando de Noronha (PE).Rafael Mesquita / Projeto Tubarões e Raias
Tubarões-lixa em Fernando de Noronha (PE).

Na última terça-feira (19) uma turista de 46 anos sofreu um susto ao ser mordida por um tubarão durante um mergulho na Praia do Porto, em Fernando de Noronha (PE). O incidente ocorreu próximo ao Porto de Santo Antônio.

A mulher, que não teve o nome identificado, foi prontamente socorrida e levada ao Hospital São Lucas, onde recebeu atendimento médico. Felizmente já teve alta e passa bem. A informação incial é do portal G1.

“A turista relatou que nadava sem snorkel (óculos de mergulho), nas proximidades de uma embarcação onde estavam vários tubarões-lixa quando, de repente, percebeu a mordida na região localizada na parte superior e lateral do fêmur”, diz a Administração da Ilha, em nota.

Segundo o governo local, a turista relatou que, acidentalmente, entrou em contato com o animal, já que havia vários tubarões próximos. Ela foi resgatada por uma embarcação e encaminhada para atendimento médico.

O ferimento foi descrito como “uma lesão caracterizada por impactos provocados por estruturas cortantes, de aproximadamente 10 centímetros, em formato de arcada dentária, com múltiplas perfurações puntiformes”. A mordida superior foi superficial, mas a inferior atingiu o tecido subcutâneo.

Representantes do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) avaliaram o laudo médico e a imagem da mordida e constaram se tratar de um jovem tubarão-lixa, espécie bastante comum em Fernando de Noronha e que não é considerada agressiva.

Apesar disso, o Cemit alerta que as pessoas não se aproximem dos tubarões intencionalmente, pois são espécies silvestres, que podem tentar se defender e causar ferimentos.

Fonte G1

Exit mobile version