Em apenas um dia, 29 baleias foram avistadas nadando no Litoral catarinense. As imagens feitas durante sobrevoo por uma equipe de monitoramento de animais marinhos foram divulgadas na última sexta-feira (9).
A observação feita com apoio de um helicóptero registrou 21 baleias francas e oito da espécie jubarte entre as águas de Florianópolis e Balneário Rincão, no Sul do estado.
O monitoramento é o primeiro da temporada de baleias francas e foi feito na última quinta-feira (8) pelo Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPAR Porto de Imbituba, no Sul catarinense.
“A quantidade de indivíduos avistados é muito positiva, visto que ainda estamos no início da temporada das baleias francas em Santa Catarina”, disse o coordenador técnico do programa, Gilberto Ougo.
Um novo sobrevoo está agendado para setembro, quando espera-se registrar um número ainda maior de animais. O monitoramento do projeto segue de forma terrestre de segunda a sexta nas praias do Porto e da Ribanceira em Imbituba.
Dentre as baleias francas avistadas, a maioria, 18 delas, eram fêmeas com seus filhotes. Três indivíduos adultos também foram flagrados sozinhos. As principais áreas de concentração das baleias ocorreram nas praias da Ribanceira e Itapirubá, ambas em Imbituba.
Essa região, segundo especialistas, é onde historicamente tem sido observada a maior presença desses cetáceos dentro da área de proteção ambiental.
A equipe de monitoramento aéreo é formada por três biólogos e um oceanógrafo. Eles fazem o censo, o registro da localização das baleias-francas e fotografias desde animais.
“As fotos serão utilizadas na identificação dos indivíduos adultos, somente possível através de calosidades que as francas possuem sobre a cabeça, únicas em cada indivíduo, como se fosse uma impressão digital”, informou o projeto.
O último monitoramento aéreo de 2021 está previsto para novembro, no fim da temporada das baleias francas em Santa Catarina. O monitoramento destes animais acontece pela equipe do projeto deste 2013.
A quantidade de registros de baleias jubarte também chamou a atenção da equipe, já que esta espécie é mais comum de ser avistada entre os estados do Espírito Santo e da Bahia, onde as águas são mais quentes e protegidas para a criação dos seus filhotes.
Orientações para observar baleias
A portaria 117/96 do Instituto do Meio Ambiente (Ibama) define regras relativas à prevenção do molestamento de cetáceos encontrados em áreas brasileiras (veja algumas regras):
Respeite as distâncias de aproximação embarcada (desligar ou colocar os motores em neutro a 100m);
Nunca avance bruscamente na direção das baleias;
Não se aproxime por detrás das baleias, nem intercepte o seu curso, mantenha-se afastado em posição lateral;
Não separe grupos de baleias ou mães de filhotes;
Nunca religue os motores sem avistar claramente os animais na superfície;
Não faça ruídos desnecessários, nem jogue qualquer objeto na água;
Não permaneça junto às baleias por mais de 30 minutos.
Fonte Globo.com