Tratamento de esgoto

Guarda busca solução

Comunidade da Guarda do Embaú (SC) promove encontro para estabelecer modelo adequado de tratamento do esgoto.

Comunidade da Guarda do Embaú, considerada Reserva Mundial de Surf, debate problemas relacionados ao esgoto.

Na última terça-feira (19), a comunidade da Guarda do Embaú (SC), nona Reserva Mundial de Surf (RMS), deu um importante passo para a resolução de um tema que já se arrasta há mais de 30 anos: estabelecer um modelo adequado de tratamento de esgoto para a localidade.

Após várias reuniões setoriais com o prefeito de Palhoça, com os técnicos da Secretaria Municipal de Abastecimento e Esgoto (Samae) e com a promotoria do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Pest), o encontro na Pizzaria Big Bamboo, antigo engenho da Guarda, serviu para esclarecer a metodologia a ser utilizada e o calendário das oficinas que acontecerão nos dias 12 e 26 de março, e no dia 4 de abril deste ano.

Segundo Marcos Aurélio Gungel, o Kito, presidente do Comitê Executivo da RMS, este tema foi colocado como prioridade no plano de gestão da Reserva Mundial. “Nosso intuito é buscar alternativas e parcerias para a resolução do problema, e é neste sentido que o Comitê Gestor Local tem atuado. Para orientar nosso trabalho se juntou voluntariamente ao nosso Comitê o engenheiro sanitarista Lucas Arruda, com vasta experiência na área, o que tem nos assegurado mais confiança para conseguir êxito nesta empreitada.”

“Após as três oficinas realizaremos uma audiência pública a ser chamada pela prefeitura municipal de Palhoça para validar todo o processo, o que esperamos estar concluído ainda neste primeiro semestre, quando então encaminharemos o resultado ao Poder Executivo, que deverá dar sequência e execução ao projeto”, esclarece Lucas.

Participaram do encontro representantes das associações dos pescadores; dos barqueiros; dos barraqueiros; dos surfistas; da comunidade; do comércio; da escola; igreja; grupo de mães; Poder Executivo de Palhoça; Samae; Instituto Meio Ambiente (Parque Estadual da Serra do Tabuleiro); OAB Palhoça/SC; ICMBio/Apa da Baleia Franca; Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Instituto Arquitetos do Brasil (IAB/SC).

Exit mobile version