Uma das praias mais belas do Brasil, com ondas de excelente qualidade e com forte tradição da pesca artesanal, a Guarda do Embaú foi oficialmente reconhecida pela ONG Save The Waves Coalition (STW) como a Nona Reserva Mundial de Surf (RMS), a primeira do Brasil.
A cerimônia oficial aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de outubro e foi acompanhada por cerca de 200 pessoas no pico localizado no litoral sul catarinense. Autoridades, personalidades do esporte e amantes da natureza prestigiaram o encontro, que contou com palestras, homenagens, workshops, música e muitas ações de conscientização ambiental.
Adriano de Souza, Tainá Hinckel, Ricardo Bocão, Teco Padaratz, Piu Pereira, o português João de Macedo, o ator Mateus Solano, o prefeito de Palhoça Camilo Martins, além de Nik Strong e Trent Hodges, diretor-executivo e diretor do programa das Reservas Mundiais da Save The Waves Coalition, foram algumas dos nomes presentes no evento.
“Vocês devem ter muito orgulho do que possuem aqui, do que realizaram e do que continuarão a fazer para proteger esse lugar maravilhoso e suas ondas, animais e comunidade”, afirmou Nik Strong durante a cerimônia. Desde 2013, a Guarda lutava para ser reconhecida como Reserva Mundial de Surf.
Foram três dias de intensas atividades, com destaque para as palestras da I Conferência Pan-Americana das Ondas, reunindo nomes como Teco Padaratz, Alexandre Fontes, Carlos Cassin, João de Macedo, Marcos Aurélio Gungel, dentre outros.
No sábado, a emoção tomou conta de todos quando foi inaugurada a placa oficial de Reserva Mundial de Surf no centrinho da Guarda. Já no domingo, os surfistas fizeram o tradicional círculo no mar em comemoração ao título.
Fechando a celebração de Nona Reserva Mundial de Surf também aconteceram atrações circenses, musicais e carnavalesca, com destaque para os bonecos do artista local EdBoll e a bateria da escola de samba Nação Guarani.
Para saber mais, acesse o perfil Nona Reserva Mundial de Surf no Instagram.
A Celebração de Dedicação da nona Reserva Mundial de Surf (RMS) foi apresentada pela Save The Waves Coalition (STW) e Comitê Gestor Local da RMS. Patrocínio: Prefeitura de Palhoça, Made In Guarda, Pousada Rancho Alsaciano, Beach Supply Co. e Mini Kalzone. Co-patrocínio: Santos Supermercados. Apoio: Big Bamboo, Supermercado Tabuleiro, Embausurf Club, Radiadores Yahn, Editora Gaia, Unika, Imagine Viagens, CicloVil Bike, Jr. Abreu Engenharia, Trilha do Açai, Embaúsurf Eco Lodge, Casa do Suco, Madeireira Mattos, Pousada Doce Mar, Silva Materiais de Construção, Shopping Cópias, Moradas do Gabriel, Restaurante Guardião, Morada Flor da Terra, Consesc Elevadores, Capeta´s Burguer, Restaurante Guarda Gosto e Pousada Stolz. Apoio Institucional: Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), Instituto Aprender Ecologia, Escola de Samba Nação Guarani, Destina Viagens, Interativa Naturologia Terapias Naturais, De Olho no Mar, OAB Subseção Palhoça, Ecoeficiência, Associação dos Pescadores da Guarda, Ecosurf, Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), ICMBIO/Apa da Baleia Franca, Instituto do Meio Ambiente SC/Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Associação Comercial e Empresarial da Guarda, Associação Comunitária da Guarda, Lagoa. Live Rádio Web, Associação dos Canoeiros da Guarda, SOS Rio da Madre, QMC Saneamento, Academia da Guarda, Poeta EdBoll, Grupo de Pesquisa Surf & Sustentabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Associação Pró-Crep de Reciclagem, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Rádio Comunitária Pinheira.