Guarujá em Ação

Impacto ambiental positivo

Beach Clean Up organiza mutirão de limpeza na Praia de Pernambuco, Guarujá (SP). Ação é parceria com a Worldpackers, Instituto Nova Maré e S.O.S Rio do Peixe.

Beach Clean Up: responsabilidade socioambiental nas praias do Brasil

No dia 3 de fevereiro de 2024, a Praia de Pernambuco, no Guarujá (SP), será o palco do evento mais esperado entre as iniciativas ambientais: o Beach Clean Up – organização Worldpackers. Em colaboração com o Instituto Nova Maré e a S.O.S Rio do Peixe, esta edição especial se destaca como um marco significativo, unindo voluntários, moradores locais e entusiastas da sustentabilidade em um mutirão de limpeza das 15h às 17h. Este compromisso coletivo reflete a determinação de criar um impacto positivo e duradouro em prol do meio ambiente.

A luta contra o lixo marinho ganha força nas praias de Guarujá com uma iniciativa sustentável e coletiva que promete transformar cenários costeiros. O programa Beach Clean Up da Worldpackers, plataforma brasileira de turismo colaborativo, presente em mais de 140 países, está na vanguarda dessa campanha, unindo voluntários, comunidades locais, anfitriões e empresas para um mutirão de limpeza que vai além da remoção de resíduos.

Praia de Pernambuco no Guarujá (SP) é palco do evento Beach Clean Up.

Sobre a Worldpackers 

Como catalisadora desse movimento, recebeu reconhecimentos notáveis da ONU e do Ministério do Turismo em competições de sustentabilidade. Em dezembro de 2020, foi selecionada como uma das 17 finalistas entre mais de 10.000 concorrentes na Sustainable Development Goals Global Startup Competition, destacando-se por suas contribuições alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em setembro do mesmo ano, a Worldpackers foi a grande vencedora do Primeiro Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, reconhecida por suas soluções inovadoras que contribuem para a retomada segura do turismo brasileiro.

Sobre o Beach Clean Up

Até 2023, mais de 2.000 voluntários participaram de 92 ações, removendo mais de 2,9 toneladas de resíduos e 194 mil bitucas de cigarro das praias brasileiras. A iniciativa da Worldpackers destaca-se por conectar viajantes conscientes, anfitriões, cooperativas e empresas em prol de praias mais limpas e conscientização ambiental. O projeto não é apenas uma ação de limpeza; é uma oportunidade de construir uma conscientização duradoura sobre a responsabilidade ambiental.

Sobre o Instituto Nova Maré

Ao lado da Worldpackers, o Instituto Nova Maré (INMAR) acrescenta um capítulo nessa narrativa. Formalizado em 2019, o INMAR atua transformando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em ação prática. Sua metodologia OIS (Objetivos Internos de Sustentabilidade) impulsiona a potencialização socioeconômica do Turismo Sustentável, a conservação da APA Marinha Litoral Centro, a valorização de culturas locais e a melhoria educacional.

Contando com parcerias estratégicas, o INMAR alcançou resultados notáveis desde 2019: como mais de 6 mil horas de Educação Ambiental realizadas, impactando mais de 2 mil pessoas diretamente e obtendo selos de validação nacional e internacional. O INMAR destaca-se por Frentes de Impacto ESG, envolvendo consultorias e capacitações, planejamento de eventos, operação de experiências, além de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Sobre a S.O.S Rio do Peixe

Completando essa tríade de ações está a instituição S.O.S Rio do Peixe, criada em 2019, quando o idealizador Jackson Xavier (Pescador), ao remar pelo Rio do Peixe, deparou-se com a poluição no manguezal. Assim, Jackson fundou a primeira Instituição de combate ao lixo no mar de Guarujá, uma iniciativa dedicada a recuperação de manguezais e ao engajamento dos pescadores artesanais na luta contra a poluição marinha. O projeto foca na conscientização, mutirões de limpeza e educação ambiental, inclusive recebendo auxílios de muitos pescadores e da comunidade local. No último ano foram retirados do Rio do Peixe (mangue) cerca de 236,350 quilos de lixo, além de 950 unidades de garrafas PET.

Essas iniciativas demonstram que, quando comunidades, organizações e indivíduos se unem, é possível causar um impacto significativo. As parcerias entre a Worldpackers Beach Clean Up, Instituto Nova Maré – INMAR e S.O.S Rio do Peixe exemplificam o poder da colaboração na construção de um futuro mais sustentável e saudável para nossos oceanos e praias.

Qualquer pessoa pode se juntar como voluntário para as próximas edições do Beach Clean Up.

Clique aqui e faça sua inscrição.

Exit mobile version