Em acordo com surfistas e pescadores, as prefeituras de Garopaba e Imbituba, no litoral sul catarinense, definiram as áreas liberadas para o surfe durante o período de pesca da tainha, que vai de 1º de maio até o dia 31 de julho.
“É importante que haja uma harmonia entre as partes. O acordo firmado em Garopaba há quase duas décadas é tido como exemplo em nosso litoral. Nosso trabalho se concentra na organização e divulgação”, comenta Edevaldo Gonçalves, secretário de agricultura e pesca de Garopaba.
Confira abaixo as praias liberadas para o surfe nos municípios.
Garopaba
Praia da Gamboa – Praia Do Siriú – Praia da Vigia – Praia do Centro
Fechadas para o surfe.
Praia do Silveira – Ouvidor
Será adotado o sistema de sinalização com bandeiras, sendo que quando houver bandeira vermelha hasteada, significa que o surfe está proibido. Quando não houver bandeira, está liberado.
Praia da Ferrugem
Surfe liberado no canto norte, com limite de Bandeira Vermelha situado a 250 (duzentos e cinquenta metros) ao sul. A partir deste limite não será permitido surfar.
Barrinha
Fechada para o surfe.
Imbituba
Praia do Rosa
Surfe liberado no canto norte, em um raio de 250 metros, e com esquema de bandeiras no canto sul (bandeira branca, proibido surfar; bandeira azul, liberado).
Praia do Luz
Fechada para o surfe.
Barra de Ibiraquera até Ribanceira e praia da Vila
Esquema de bandeiras (bandeira branca, proibido surfar, bandeira azul, liberado).