A Ilha dos Arvoredos está localizada a 1,6 km da Praia de Pernambuco. Na ilha, funciona um centro de tratamento para animais marinhos e sistema autossustentável em energia elétrica e captação de água da chuva.
O local foi projetado pelo engenheiro Fernando Lee, que recebeu da Marinha Brasileira a concessão da Ilha para viabilizar pesquisas científicas. Sendo assim, Entre os anos 50 e 60, Lee transformou a ilha em um local habitável e auto-sustentável em energia e água potável, com sistema de captação de água da chuva. A Ilha dos Arvoredos foi a primeira ilha do Brasil a receber placas de captação de energia solar.
Atualmente, a ilha é administrada pela Fundação Fernando Lee e Universidade de Ribeirão Preto UNAERP – Campus Guarujá, que realizam projetos científicos e de recuperação de documentos e fotografias históricos para serem disponibilizados na ilha para visitantes.
A Ilha dos Arvoredos possui mais de 37 mil metros quadrados de extensão e sua única forma de acesso se dá por um sistema de guindaste, cujo apoio é uma estrutura de concreto de 71 toneladas no formato de uma fênix.
Clique aqui para saber como visitar a Ilha dos Arvoredos.