A International Surfing Association (ISA) fechou parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para apoiar o CleanSeas, projeto liderado pelas Nações Unidas (ONU).
Lançada em 2017, a campanha é uma iniciativa ambiental voltada a governos, sociedade civil e setor privado para combater a poluição marinha gerada por resíduos plásticos.
O compromisso firmado entre as entidades começou no último dia 5 de junho, com o Dia Mundial do Meio Ambiente, e unirá esforços para implementar estratégias sustentáveis para os oceanos por meio do surfe.
A surfista francesa Justine Dupont foi declarada pelo COI como embaixadora do CleanSeas.
“É uma honra fazer parte desta campanha para difundir e promover iniciativas de sustentabilidade. Espero colaborar com o COI e ISA como embaixadora para construir uma plataforma que nos permita educar e inspirar os outros”, diz Dupont.
“Acho que grandes mudanças começam de baixo para cima. Que todos possamos dar passos pequenos, mas importantes, para proteger nossos oceanos”, comenta Dupont.
A ISA também anunciou várias ações que visam aumentar a sustentabilidade de suas ações, como abolir o uso de plásticos em seus eventos a partir de 2019 e criar iniciativas de conscientização ambiental em todas as suas esferas.
“Como líder em nosso esporte e uma organização com fortes laços com o oceano, a ISA está plantando sua semente contra a poluição marinha por plásticos ao incluir a sustentabilidade como um valor de nossa organização”, diz Aguerre.
“Estamos orgulhosos por trabalhar em conjunto e unir forças para tornar o mundo um lugar melhor através do esporte”, completa o dirigente.