Litoral de SP

Recorde de praias impróprias

Balanço semanal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) revela que 61 praias do litoral paulista estão impróprias para banho, maior número registrado no ano. Confira lista.

0
Praia da Enseada, Guarujá (SP), tem trechos impróprios para banho.Taba Benedicto / Estadão
Praia da Enseada, Guarujá (SP), tem trechos impróprios para banho.

O litoral de São Paulo possui 61 trechos de praia considerados inadequados para banho, conforme o último levantamento da Cetesb. Em contrapartida, 114 trechos de praia foram classificados como próprios para banho.

O número de praias impróprias para banho no litoral paulista atingiu o maior patamar do ano, com 61 trechos nesta condição, superando o recorde anterior de 51 trechos. Os dados divulgados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) revelam uma piora na qualidade da água do mar ao longo das semanas, com 38 trechos impróprios no dia 2, 43 no dia 16 e 42 no dia 23.

Itanhaém é o município com o maior número de pontos impróprios: 11 dos 12 trechos analisados. Em Praia Grande, 7 dos 12 trechos pesquisados estão impróprios para banho. Em Mongaguá, todos os 7 trechos avaliados foram classificados como inadequados.

Bertioga (6 de 9) e Guarujá (6 de 12) vêm em seguida. São Vicente (4 de 6), Ilhabela (4 de 19), São Sebastião (4 de 30) e Ubatuba (4 de 35) estão na sequência.

Depois surgem Peruíbe (3 de 6) e Santos (3 de 7). Em Caraguatatuba, 2 das 14 praias estão impróprias.

Um surto de virose no Guarujá na virada do ano colocou holofotes sobre a qualidade da água dos mares paulistas. A avaliação semanal é feita pela Cetesb, que coleta água em 175 pontos das praias do estado.

A classificação leva em conta principalmente a concentração de bactérias fecais presentes na água, índice identificado por meio de exame laboratorial. A praia também pode ser classificada como imprópria se houver presença de óleo devido a derramamentos de petróleo, ocorrência de maré vermelha, floração de algas tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pela água.

Lista de praias impróprias

Bertioga

Boraceia-Sul, Guaratuba, São Lourenço – Próx. Morro, São Lourenço – Rua 2, Enseada-Vista Linda, Enseada – Colônia Sesc

Caraguatatuba

Cocanha, Prainha

Guarujá

Perequê, Enseada (Estr. Pernambuco), Enseada (Av. Atlântica), Enseada (Av. Santa Maria), Astúrias, Guaiuba

Ilhabela

Sino, Saco da Capela, Itaquanduba, Veloso

Itanhaém

Suarão, Suarão-AFPESP, Parque Balneário, Centro, Praia dos Pescadores, Sonho, Jardim Cibratel, Estância Balneária, Jardim São Fernando, Balneário Jardim Regina, Balneário Gaivota

Mongaguá

Vila São Paulo, Central, Vera Cruz, Santa Eugênia, Itaóca, Agenor de Campos, Flórida Mirim

Peruíbe 

Peruíbe (Icaraíba), Peruíbe (Av. São João), Guaraú

Praia Grande

Guilhermina, Aviação, Vila Tupi, Vila Mirim, Maracanã, Real, Balneário Flórida

Santos

Aparecida, Embaré, Boqueirão

São Sebastião

Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Preta do Norte

São Vicente

Praia da Divisa, Milionários, Gonzaguinha, Prainha

Ubatuba

Rio Itamambuca, Itaguá 1, Itaguá 2, Santa Rita

Fonte UOL

Leia Mais

Cetesb indica 42 praias impróprias

38 praias impróprias

Norovírus confirmado

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.