Frio extremo

Mar congela na Terra do Fogo

Frio extremo com temperaturas de - 10°C congela ondas do mar na Terra do Fogo, Argentina.

Terra do Fogo, Argentina.

Terra do Fogo, Argentina.

Frio extremo congela ondas do mar na Terra do Fogo, na Argentina.

O mar da província argentina Terra do Fogo congelou na última terça-feira (25). As ondas congelaram na cidade de Rio Grande, onde as temperaturas chegaram a – 10°C no final de semana. O SMN (Serviço Meteorológico Nacional) prevê que as temperaturas na Terra do Fogo devem continuar abaixo de zero ao longo da semana.

O fenômeno aconteceu devido a uma combinações de fatores. Toda a região patagônica foi afetada por uma massa de ar frio de origem polar. Esse frio se manteve na faixa de temperatura necessária para a água congelar. Além disso, havia pouco vento e as ondas se movimentavam pouco, o que colaborou para o congelamento do mar, conforme explicou Cindy Fernández, do SMN, ao portal Infobae.

Província recebeu alerta vermelho para frio extremo. A população de Terra do Fogo foi avisada que as baixas temperaturas poderiam trazer problemas à saúde de todos, não apenas de grupos mais vulneráveis, alertou o Infobae.

Água estava congelando em encanamentos e a província restringiu o abastecimento. Na terça-feira (25), a Direção Provincial de Obras e Serviços Sanitários decidiu restringir o abastecimento para recuperar os níveis de armazenamento de água potável.

Região da Patagônia tem alerta para ventos fortes. Foi emitido um alerta amarelo para rajadas de vento com mais de 100 km/h na costa central da Patagônia entre terça e esta quarta-feira da última semana.

Fonte UOL

Exit mobile version