Maré Vermelha

Fenômeno invade Alagoas

Maré Vermelha, fenômeno causado pelo crescimento excessivo de algas, deixa 200 pessoas hospitalizadas em menos de 12 horas na Barra de Santo Antônio, litoral norte de Alagoas.

Maré Vermelha invade praia de Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio (AL).

O fenômeno Maré Vermelha está sendo monitorado nas praias de Alagoas, após quase 200 atendimentos de saúde, em menos de 12h, registrados no município da Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas. As autoridades ligadas ao meio ambiente estão em alerta e fazendo monitoramento das praias do estado e a indicação é que os banhistas evitem contato com a água do mar em praias que ficam próximas à Barra.

“Sugerimos que as populações e visitantes da Barra de Santo Antônio, em Alagoas, e Tamandaré, em Pernambuco, evitem ir à praia e ter contato com a água do mar. Para os outros municípios, a orientação é de atenção aos sintomas, ao aparecimento de manchas na água e a alteração de odores na praia”, diz nota divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com a entidade, a Maré Vermelha é causada pelo crescimento excessivo de algas, que liberam algumas toxinas, que pode ser causado pelo aumento da temperatura da água, aumento da salinidade e de outros fatores.

Os principais sintomas provocados pela Maré Vermelha são diarreia, enjoos, vômitos, dores de estômago, secura nos olhos e dificuldade para respirar. A indicação é que, ao aparecimento de qualquer um desses sintomas, após contato com a água do mar, a pessoa procure uma unidade de saúde para atendimento médico.

Em nota, a Prefeitura da Barra de Santo Antônio, por meio da Secretaria de Saúde, informou que foram realizados 191 atendimentos, entre 16h30 de quarta-feira (31) até 7h desta quinta-feira, dia 1 de fevereiro.

“Os pacientes que foram atendidos são procedentes da Praia de Carro Quebrado e de um Hotel apresentando sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal, dor de garganta e hiperemia conjuntival) que até o momento não tem causa definida. Segundo informações colhidas inicialmente, esses sintomas podem ser provocados por um fenômeno da natureza denominado “Maré Vermelha”, diz a nota do município.

Fonte Gazeta Web

Exit mobile version