O curta animado O Abominável Plástico Marinho criado pelo cartunista Léo Valença foi selecionado para integrar a Mostra Itinerante do Festival de Cinema Ambiental do Grande ABC. A animação da sereia Mari alerta para o perigo da poluição plástica de uma forma lúdica e divertida.
O projeto é levar 12 filmes para 12 pontos diferentes entre centros culturais, associações, bibliotecas e escolas públicas dos municípios do Grande ABC, com sessões programadas para Diadema, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo.
Clique aqui e confira todos os filmes selecionados.
A mostra itinerante intitulada Circula Cine Represa tem como objetivo destacar os filmes e seus realizadores, promovendo exibições gratuitas em locais de difícil acesso ao cinema. Junto com a exibição, contará com um time de Arte Educadores, Analistas Ambientais, Cineastas e Assistente Social, que irão promover reflexões profundas sobre os filmes, sobre nosso território, nossa população, nossos costumes e nosso bioma. Essa iniciativa busca romper a hegemonia dos filmes estrangeiros e apresentar novos cineastas ao público jovem, ampliando o alcance do cinema independente nacional.
As ações cineclubistas e educativas acontece até o próximo dia 26 de março, como parte da celebração do centenário da Represa Billings e da sensibilização ambiental. Estima-se que mais de 2.000 pessoas terão acesso às exibições, ampliando o impacto dos filmes selecionados.
Além de ser um espaço de formação de público, o Circula Cine Represa representa uma oportunidade para cineastas brasileiros e independentes ampliarem o alcance de suas produções, levando suas narrativas a comunidades que, muitas vezes, têm pouco acesso ao cinema nacional.
Assista mais vídeos no canal de Léo Valença.