O Ministério Público Federal, através do MPF Praia Limpa, ONG Mar Sem Lixo e a Associação de Surf de Saquarema, realizou no último sábado (1) uma ação de mutirão de limpeza, mapeamento e fiscalização de focos de esgotos com a presença de Carlos Gontijo, superintendente da concessionária Águas de Juturnaíba.
O foco foi abrir um canal de comunicação, apurar as atribuições e fiscalizar as demandas da população local. Dr. Leandro Mitidieri, Procurador do Ministério Público Federal, pôde se expressar, escutar e responder voluntários, ONGs e outras associações que marcaram presença na ação.
Na ocasião, o procurador deixou claro que a questão dos despejos irregulares nas lagoas e mares serão avaliadas e resolvidas. Ele ainda citou como exemplo o problema ocorrido no carnaval em Arraial do Cabo, com o rompimento de uma tubulação e vazamento de esgotos nas praias que estavam lotadas de turistas.
Agora foi a vez da Lagoa de Saquarema e suas praias receber a visita do MPF. A fiscalização teve como objetivo identificar os casos de despejos diretos e os já captados para tomar as devidas providências. Carlos Gontijo foi o responsável por responder aos questionamentos sobre o tema.
Após a reunião, onde todos presentes se manifestaram, houve o início de um mutirão de limpeza com todos os voluntários e parceiros da ação. Foram coletados mais de 200 quilos de plásticos, provando mais uma vez que a falta de informação é a grande vilã da natureza.