Na última segunda-feira (9), o Waves noticiou que o acesso à praia de Serangan, em Bali, foi fechado aos surfistas devido à construção de um novo empreendimento. Agora, é a praia de Perenenan que corre o risco de perder suas ondas por causa de mais obras de desenvolvimento.
Centenas de surfistas e cidadãos de Canggu estiveram reunidos na última semana para protestar contra a construção de um enorme calçadão em Perenenan Beach que ameaça as ondas de um dos principais picos da ilha.
De acordo com o plano de desenvolvimento (vídeo abaixo), o projeto vai transformar um trecho da praia em um amplo calçadão com espaço para beach clubs e outros empreendimentos.
A área já é propensa à erosão durante a estação chuvosa, mas surfistas e ambientalistas acreditam que as obras agravarão o problema e acabarão destruindo a qualidade das ondas do pico, que quebram em frente à foz de um rio.
Segundo os manifestantes do “Save the Wave”, não houve consulta prévia com moradores locais da área e há um grande silêncio sobre o impacto ambiental que a obra financiada pelo governo vai acarretar.
Em resposta aos protestos, o Departamento de Planejamento de Obras Públicas do distrito de Badung afirmou que o projeto vai proteger a costa da erosão com a instalação de aterros.
Fonte Seminyak Times