A Prefeitura do Rio de Janeiro inicia neste sábado (30) a Operação Verão para controlar o acesso à Prainha e Grumari. A medida visa proteger o meio ambiente e garantir a segurança dos visitantes durante a alta temporada.
A partir das 8h, nos dias de operação, o acesso às praias será limitado à capacidade dos estacionamentos. Com 800 vagas disponíveis (600 em Grumari e 200 na Prainha), a entrada será bloqueada quando o limite for atingido. Carros serão desviados para a Estrada do Pontal e, em casos de emergência, a Secretaria Municipal de Ordem Pública será acionada e os carros serão rebocados.
A previsão é de que ocorra um fechamento um pouco mais cedo para direcionar as pessoas para Barra de Guaratiba, onde é o acesso para o parque de Grumari.
As duas áreas protegidas abrigam cerca de 270 espécies de aves, muitas delas exclusivas da Mata Atlântica e em risco de extinção. A Guarda Municipal, com apoio dos grupos especializados, intensifica a fiscalização para proteger a natureza e garantir a ordem.
“O fechamento intermitente do acesso aos Parques Naturais da Prainha e de Grumari visam principalmente a proteger áreas importantes de preservação ambiental, além de garantir a fluidez do trânsito nos horários permitidos e coibir o estacionamento irregular”, diz o subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima, para O Globo.
Este ano, concorrendo pela primeira vez, a Praia de Grumari conquistou a Bandeira Azul, uma certificação internacional de qualidade. Também conquistaram o selo para a temporada 2024/2025 a Prainha a a Praia da Reserva, que já haviam sido contempladas anteriormente.
Fonte Prefeitura do Rio de Janeiro